PALESTRANTES

FISIO Ana Portillo Anicet / RS / BR

Fisioterapeuta, Especialista em Saúde e Espiritualidade, Medicina do Esporte, Cinesiologia e Pilates. Pós graduanda em Psicologia Transpessoal. Palhaça, facilitadora de grupos, e curiosa. Co-criadora do Evolurindo, Escola Via Empática e AmorTser.

NUTR Caroline Schardong Boligon / RS / BR

Nutricionista clínica Hospital Mãe De Deus, do grupo de cuidados paliativos.  Mestre em Gastroenterologia e Hepatologia – UFRGS. Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional – IPCE. Especialista em Oncologia – Unijui.

MD Claudia Burlá / RJ / BR

Médica, especialista em Geriatria, com área de atuação em Medicina Paliativa, pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Doutora em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal; Sócia-Fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos; Membro da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG; Membro das Câmaras Técnicas de Cuidados Paliativos e de Geriatria do Conselho Federal de Medicina; Membro do Conselho Consultivo da SBGG RJ. Membro efetivo do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

MD Cláudia Naylor / RJ / BR

Médica especialista em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), fazendo parte do quadro de médicos dessa instituição, com interesse em Cuidados Paliativos Oncológicos, fez treinamento especializado em Reabilitação Física no St. Christopher’s Hospice – Inglaterra.

MD Clóvis Cechinel / RJ / BR

Residência em Clinica Médica no Hospital Lourenço Jorge, Rio de Janeiro-RJ. Residência em Geriatria no Hospital Cajuru, Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Preceptor da Residência de geriatria do Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Coordenador Médico Programa Melhor em Casa Curitiba.

ENF Danuza Barroso de Souza / RS / BR

Enfermeira, Especialista em Estomaterapia, Enfermeira Estomaterapeuta Grupo de Pele do Hospital Escola
UFPEL/EBSERH. Membro efetivo do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC).

TO Elcio Alteris dos Santos /RS / BR

Terapeuta Ocupacional, Graduado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional em Reabilitação Neurológica, Ortopédica Tecnologia Assistiva e Engenharia de Reabilitação. Confecciona órteses para o membro superior espástico em termoplástico, neoprene e adaptações funcionais. Em Engenharia de Reabilitação participa no desenvolvimento de tecnologias de apoio e de avaliação. Também possui conhecimento nas áreas de instrumentação eletrônica em equipamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional com aplicações práticas e desenvolvimentos de dinamômetros, plataformas de forças, palmilhas, muletas com sensores. Outra área de interesse é pesquisa no campo de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais tais como: vias urbanas, adaptações para ambientes internos e externos, adequação postural e aplicações na área de automação, informática, controle e robótica. Atualmente é professor na área de Tecnologia Assistiva e Disfunção Física na Universidade Federal de Pelotas.

ENF Fernanda Sant´Ana Tristão / RS / BR

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPEL. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC).

MD Gabriela Piriz Alvares / URUGUAI

 

 

ENF Isabel Arrieira / RS / BR

Enfermeira, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de PelotasUFPel) após defesa da tese com o tema: Integralidade em cuidados paliativos: enfoque no sentido espiritual, integrante do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn) da Faculdade de Enfermagem daUFPel, Mestre em Ciências pela mesma universidade, especialista em Administração Hospitalar, Humanização da Atenção e Gestão do SUS, Multiprofissional em Saúde da Família, Enfermagem Materno-infantil e Gestão de Emergência em Saúde Pública. Atuou como Coordenadora Técnica do Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas com foco na atenção em Cuidados Paliativos de 2011 à 2016. Atualmente enfermeira assistencial do Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Escola da UFPel.  Docente da Universidade Católica de Pelotas, atuando nas áreas de saúde da criança, saúde coletiva, saúde mental, saúde do adulto e idoso, neurociências e educação, educação em saúde e cuidados paliativos. Docente do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos da Universidade da Região da Campanha e do Curso de Especialização em Dor da Universidade de Marília São Paulo.

MD Julieta Carriconde Fripp / RS / BR

Médica, Docente da Disciplina de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina / UFPEL. Coordenadora efetiva da Unidade Cuidativa de Cuidados Paliativos, idealizadora dos Programas de Internação Domiciliar para Pacientes Oncológicos (PIDI) implantados em 2005 em Pelotas, idealizou e implementou o Programa Melhor em Casa no HE UFPEL , Lider do Grupo de Pesquisas LEP – RCP (Laboratório de Estudos e Pesquisas na Rede de Cuidados Paliativos UFPEL. Co-fundadora e atual Presidente do Instituto Cuidativo – Associação Pró Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos na UFPel e Presidente do IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul.

ADV Karinne Goettems dos Santos / RS / BR

Doutora em Direito pela UNISINOS (2015). Possui graduação em Direito pela FURG/Rio Grande (1999), Especialização em Direito Processual Civil pela PUCRS (2001) e Mestrado em Direito pela UNISINOS (2006). É Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica da UFPEL.

ENF Katy Cataldo Domingues / GO / BR

Enfermeira, Doutoranda do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES – UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN/UFRJ, Enfermeira especialista em Oncologia  e Clínica Médica Cirúrgica,  Coordenadora Científica do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal de Goiás – UFG, Membro da ANCP – Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do COREN – GO, Reikiana, Auriculoterapêuta  e Presidente da Comissão Científica da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas – ABENAH.

MD Leonardo Botelho / RS / BR

 

 

AS SOC Lilian Machado / MG / BR

 

 

MD Lucia Beatriz De Vincenti / ARGENTINA

Médico, membro fundador do Estudia Ayurveda na Índia, entidade organizadora da Argentina para o Curso Avançado de Medicina Ayurveda com tradução para o espanhol em AVP. Coimbatore, Índia. Membro da equipe do espaço de Medicamentos Naturais e Tradicionais da Faculdade de Ciências Médicas de Rosário desde 2013. Membro fundador da AGNEYA. Associação para o estudo e divulgação dos medicamentos antigos desde 2013. Curso Avançado Professor Coordenador da Universidade de Ayurveda que é ensinado na Faculdade de Ciências Médicas da Rosario certificadas na Faculdade de Ciências Médicas e Arya Vaidya Farmácia AVP Índia. Membro da equipe de Agneya que dita a Matéria Eletiva ayurvédica no 4º ano da formação de um graduado em Medicina. Professor da Escola Ayurveda do Brasil.

MD Lúcia Miranda Monteiro dos Santos / RS / BR

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é médica contratada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e médica do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, anestesia, síndrome miofascial e acupuntura.

MD Luis Alberto Saporetti / SP / BR

   

Médico, graduado pela Universidade de São Paulo, especialista em Acupuntura pela Universidade de São Paulo. Atualmente é assistente no Serviço Geriatria HCFMUSP da Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e integrante do corpo clínico do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Tem experiência em Clínica Médica, com atuação em clinica médica e medicina interna.

ENF Maria Angélica Silveira Padilha / RS / BR

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Enfermagem Dermatológica – Unyleya, Coordenadora do Grupo de Pele do Hospital Escola, UFPEL/EBSERH. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC)

ENF Maria Goretti Maciel / SP / BR

Médica, Diretora de Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE e Diretora / Coordenadora Pedagógica / Professora do Instituto Paliar.

MD Marisa del Valle Pérez / ARGENTINA

Médica, Especialista em Clínica Médica, Certificação em Medicina Paliativa pela ANM, Coordenadora do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos do Hospital “Dr. Carlos B. Udaondo “, Coordenador Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos. Instituto Pallium Latin America.

PROF Roberto Palmeira / RJ / BR

Professor na Universidade Estácio de Sá e na FUNENSEG – Escola Nacional de Seguros, Mentor na StartUp Rio, Adviser na I2H – Innovation to Health, e na Consultório.com, Sócio da Empresa Formatta Assessoria, Consultoria e Treinamentos e Fundador do Instituto ROPE associado a Stichting Ambulance Wens (Nederlands) onde exerce a função de Diretor de Sonhos.

MD Rodrigo K. Castilho / RS / RS

 

 

MD Rodrigo Moura Valle / RS / BR

Graduação ULBRA. Pós-graduado em geriatrias pelo IGG PUC-RS.  Aperfeiçoamento em cuidados paliativos pelo Instituo Paliar SP
Coordenador médico do Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital Moinhos de Vento.

MD Samir Salman / SP / BR

Médico, é administrador e idealizador do Hospital Premier, primeiro hospital privado do Brasil norteado pelos Cuidados Paliativos. Apoia e participa de ações na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos públicos.

MD Sati Jaber Mahmud / RS / BR

Médico de Família e Comunidade; Mestrado em Avaliação de Tecnologias em Saúde; Médico do Serviço de Atenção Primária à Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (cedido); Médico do Programa de Atenção Domiciliar do Grupo Hospitalar Conceição (GHC); Coordenador de Projetos Estratégicos da Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC.

AS SOC Simoni Sanghi / RS / BR

 

 

ENF Tatiana Barbiere Santana / RS / BR

Enfermeira; Especialista em Gerontologia e Docência em Enfermagem. Pós graduanda em Cuidados paliativos. Co-criadora da Humanize Care, Cura Derm e AmorTser em Porto Alegre.

TO Willian Gonçalves Sueiro / RS / BR

Bacharel em ‘Terapia Ocupacional’ (UNESP, 2012) e Especialização em ‘Tecnologia Assistiva’ (Unyleya, 2018). Está cursando a Especialização em ‘Preceptoria em Saúde’ (UFRN – EBSERH) e se graduando como Tecnólogo em ‘Sistemas para Internet’ (IFSUL). Também é Técnico em ‘Mecatrônica’ (Centro Paula Souza, 2008). Atualmente é Empregado Público Federal, do Setor de Atenção Domiciliar do Hospital Escola da UFPEL, filial da EBSERH, onde exerce as funções de Terapeuta Ocupacional e de Preceptor da Residência Multiprofissional em Oncologia no Programa Melhor em Casa e no Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI). Email: will.to.ufpel@gmail.com

FISIO Victor Pitzer / RS / BR

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (1997). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos Ltda (CBES-POA). Pós-Graduação Lato Sensu em Acupuntura pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC) e Centro Internacional de Estudos em Fisioterapia, Acupuntura e Terapia Orientais (CIEFATO). Mestrado em Educação Fisica, Atividade Fisica e Saúde pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-Pelotas). Fisioterapeuta da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Pelotas. E-mail: victor.neto@aedu.com

MD Vinicius Pafume de Oliveira /MG / BR

Coordenador da equipe do SAD/HCU/UFU. Responsável pelas desospitalizações da SMS. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFU. Especialista em Terapia Intensiva adulto, pediátrico e neonatal pelo COFFITO. Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Uniube. Especialista em Gestão de regulação pelo Hospital Sirío Libânes

 

 

Nos dias 13 a 15 de junho de 2019 venham participar dos debates sobre Cuidados Paliativos, com as COMUNIDADES CUIDATIVAS DO MERCOSUL, em Pelotas – RS – Brasil

Translate »