Influência da Pavimentação na Estrutura Intraurbana de Herval

Publicado por Anita Terra Dias da Porciúncula

Através do estudo urbano do município de Herval, localizado no estado Rio Grande do Sul, Brasil, o presente trabalho foi realizado. O desenvolvimento se deu dentro da disciplina “Oficina de Modelagem Urbana”, com auxílio da ferramenta de software UrbanMetrics para confecção dos mapas resultantes.

1. Herval

Herval é um município de aproximadamente 6.814 habitantes (IBGE 2020), situado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Próximo a fronteira do Brasil com Uruguai, tem como vizinhos os municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini e Melo Uruguai, estando distante da capital do estado, Porto Alegre, 302km.

Figura 1: Imagem aérea – Herval

A economia é baseada na agricultura local, em sua grande maioria, havendo também a presença de pequenos comércios que movimentam renda entre a população.

O município apresenta área urbana pequena e concentrada, que é diretamente ligada as áreas rurais, por vias variadas em orientações norte, sul, leste, oeste e noroeste. Tem acesso direto pelas rodovias BR 473 (leste), RS 655 (sul) e RS 608 (oeste).

1. Pavimentação Urbana

De acordo com análises fotográficas aéreas, com o auxílio da ferramenta Google Maps, foram verificados três tipos de pavimentações existentes no perímetro urbano estudado: Asfalto (amarelo), Paralelepípedo (verde) e Terra (vermelho).

Figura 2:  Tipos de Pavimentação

Após análise visual, o mapa acima foi traçado com o auxílio do software AutoCad, para a visualização das vias e a relação do perímetro urbano com o restante do município. Partindo do ponto da imagem existente, polinhas foram traçadas para a criação do mapa e logo foram divididas entre as vias analisadas para que pudessem ser identificadas.

1. UrbanMetrics

O UrbanMetrics é o software, que dentro da disciplina e do tema escolhido para este trabalho, permitiu a análise das vias abordadas e seus comportamentos segundo a impedância e a centralidade apresentada dentro de Herval e analisadas dentro do software. Partindo do ponto em que se entende que impedância é a influência das características do sistema viário dentro da circulação urbana e que centralidade urbana trata as características dos espaços urbanos centrais, como lugares “privilegiados e importantes” e que essas medidas são essenciais para podermos desenvolver e estudar o desenho urbano juntamente com a sua pavimentação.

Possuindo todos os dados necessários para o estudo, ruas identificadas e polinhas criadas, um primeiro teste foi realizado, com impedância igual para todas as vias.

Figura 3: Centralidade com impedância “1 para todos”

Segundo resultado com impedâncias diferentes para cada via. Asfalto com valor 0,50, paralelepípedo com valor 1 e terra com valor 5.

Figura 4: Centralidade com impedâncias diferentes

1. Proposta de Intervenção

Após observar os resultados obtidos pelo UrbanMetrics, afim de criar novos resultados, foram escolhidas duas vias com menor impedância para o “melhoramento” de sua pavimentação. Este melhoramento se dá na simulação de troca da pavimentação existente por uma pavimentação mais resistente do que a atual.

Figura 5: Vias selecionadas

Foram selecionadas duas vias, uma em eixo horizontal (pavimentação existente: paralelepípedo) e outra em eixo vertical (pavimentação existente: terra). Para o primeiro resultados, foi utilizada a nova impedância de 0,50 para as ruas selecionadas, como teste de melhoramento de pavimentação.

Figura 6: Melhoria da pavimentação em ruas selecionadas, impedância 0,50

Em um segundo momento, foi aplicada a impedância com valor 1 nas vias já selecionadas, e o seguinte resultado obtido:

Figura 7: Melhoria da pavimentação em ruas selecionadas, impedância 1

1. Conclusão

Após comparar os resultados, percebe-se que mudanças mínimas aconteceram entre a relação de centralidade da pavimentação existente com a simulada. Os resultados mostraram que a centralidade aumentou nas vias melhoradas, mas não diminui, de forma significativa, a centralidade já existente antes das simulações. Também se percebeu, diferenças leves na centralidade das bordas. O que não afeta, de maneira significativa, o desenho urbano.

Existe convergência entre os tipos de pavimentações já existentes nas ruas e a suas centralidades. Isso se dá, devido ao fluxo e ao porte atual da cidade, que são pequenos e usuais.

1. Referências

Open StreetMap, 2020. Disponível em: https://www.openstreetmap.org/. Acesso em: 30-Jul-2020

IBGE Cidades – Herval, IBGE, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 30-Jul-2020

Google Maps, Google 2020. Disponível em: https://www.google.com/maps/. Acesso em: 05-Set-2020