Publicado por Anita Terra Dias da Porciúncula
Através do estudo urbano do município de Herval, localizado no estado Rio Grande do Sul, Brasil, o presente trabalho foi realizado. O desenvolvimento se deu dentro da disciplina “Oficina de Modelagem Urbana”, com auxílio da ferramenta de software UrbanMetrics para confecção dos mapas resultantes.
- Herval
Herval é um município de aproximadamente 6.814 habitantes (IBGE 2020), situado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Próximo a fronteira do Brasil com Uruguai, tem como vizinhos os municípios de Arroio Grande, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini e Melo Uruguai, estando distante da capital do estado, Porto Alegre, 302km.
A economia é baseada na agricultura local, em sua grande maioria, havendo também a presença de pequenos comércios que movimentam renda entre a população.
O município apresenta área urbana pequena e concentrada, que é diretamente ligada as áreas rurais, por vias variadas em orientações norte, sul, leste, oeste e noroeste. Tem acesso direto pelas rodovias BR 473 (leste), RS 655 (sul) e RS 608 (oeste).
- Pavimentação Urbana
De acordo com análises fotográficas aéreas, com o auxílio da ferramenta Google Maps, foram verificados três tipos de pavimentações existentes no perímetro urbano estudado: Asfalto (amarelo), Paralelepípedo (verde) e Terra (vermelho).
Após análise visual, o mapa acima foi traçado com o auxílio do software AutoCad, para a visualização das vias e a relação do perímetro urbano com o restante do município. Partindo do ponto da imagem existente, polinhas foram traçadas para a criação do mapa e logo foram divididas entre as vias analisadas para que pudessem ser identificadas.
- UrbanMetrics
O UrbanMetrics é o software, que dentro da disciplina e do tema escolhido para este trabalho, permitiu a análise das vias abordadas e seus comportamentos segundo a impedância e a centralidade apresentada dentro de Herval e analisadas dentro do software. Partindo do ponto em que se entende que impedância é a influência das características do sistema viário dentro da circulação urbana e que centralidade urbana trata as características dos espaços urbanos centrais, como lugares “privilegiados e importantes” e que essas medidas são essenciais para podermos desenvolver e estudar o desenho urbano juntamente com a sua pavimentação.
Possuindo todos os dados necessários para o estudo, ruas identificadas e polinhas criadas, um primeiro teste foi realizado, com impedância igual para todas as vias.
Segundo resultado com impedâncias diferentes para cada via. Asfalto com valor 0,50, paralelepípedo com valor 1 e terra com valor 5.
- Proposta de Intervenção
Após observar os resultados obtidos pelo UrbanMetrics, afim de criar novos resultados, foram escolhidas duas vias com menor impedância para o “melhoramento” de sua pavimentação. Este melhoramento se dá na simulação de troca da pavimentação existente por uma pavimentação mais resistente do que a atual.
Foram selecionadas duas vias, uma em eixo horizontal (pavimentação existente: paralelepípedo) e outra em eixo vertical (pavimentação existente: terra). Para o primeiro resultados, foi utilizada a nova impedância de 0,50 para as ruas selecionadas, como teste de melhoramento de pavimentação.
Em um segundo momento, foi aplicada a impedância com valor 1 nas vias já selecionadas, e o seguinte resultado obtido:
- Conclusão
Após comparar os resultados, percebe-se que mudanças mínimas aconteceram entre a relação de centralidade da pavimentação existente com a simulada. Os resultados mostraram que a centralidade aumentou nas vias melhoradas, mas não diminui, de forma significativa, a centralidade já existente antes das simulações. Também se percebeu, diferenças leves na centralidade das bordas. O que não afeta, de maneira significativa, o desenho urbano.
Existe convergência entre os tipos de pavimentações já existentes nas ruas e a suas centralidades. Isso se dá, devido ao fluxo e ao porte atual da cidade, que são pequenos e usuais.
- Referências
Open StreetMap, 2020. Disponível em: https://www.openstreetmap.org/. Acesso em: 30-Jul-2020
IBGE Cidades – Herval, IBGE, 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 30-Jul-2020
Google Maps, Google 2020. Disponível em: https://www.google.com/maps/. Acesso em: 05-Set-2020