Simulação com PeopleGrid para Pelotas/RS

Publicado por Stéphanie Hillal

O trabalho com a plataforma PeopleGrid foi realizado através de uma pergunta para área urbanizada de Pelotas/RS: a) quais as principais áreas que devem melhorar para andar de bicicleta em Pelotas? Implementada a pesquisa, professor, alunos e convidados, responderam à questão, sendo classificado o perfil do respondente em: representante da população, um líder comunitário e/ou ativista, representante politico e/ou gestor, um técnico municipal e/ou planejador urbano, um empreendedor e/ou empresário, outro. Além disso, o nível escolar e a renda familiar foram classificados em: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós-graduação, 0 a 3 salários mínimos, 3 a 6 salários mínimos, 6 a 9 salários mínimos e mais de 9 salários mínimos. Os resultados estão analisados por diferentes métodos de classificação e quantidade de classes, como está a seguir.

Quais as principais áreas que devem melhorar para andar de bicicleta em Pelotas?
Os dois métodos de classificação (intervalos naturais e intervalos iguais de valores) nos apresentam as regiões do bairro Porto, Avenida Bento Gonçalves e Avenida Adolfo Fetter, como principais áreas que devem ser melhoradas. Na imagem 01 com o resultado em quantidades iguais de células podemos ver com maior potência a região da Avenida Bento Gonçalves em direção ao shopping e bairro Laranjal. Tal resultado demonstra uma forte tendência dos respondentes em circularem pelas principais avenidas que ‘’cortam’’ a cidade, procurando a rota mais rápida e com melhor pavimentação para se deslocar, apesar de serem com maior fluxo de veículos automotores.

Imagem 01: áreas para melhorar classificada em 5 classes pelo método de intervalos naturais.

Imagem 02: áreas para melhorar classificada em 5 classes pelo método de intervalos iguais de valores.

As áreas indicadas para melhorar em prol do uso da bicicleta analisadas pelo método de quantidades iguais de células se expandem pela cidade. Podemos observar a tendência de crescimento para outras avenidas como João Goulart, Vinte e cinco de julho, Engenheiro Idelfonso Simões Lopes e Fernando Osório. Isso demonstra que a expansão da urbanização da cidade, afeta a mobilidade urbana por bicicletas que fica prejudicada, pois os percursos não são próprios para o uso deste modal. Outro ponto de carência é a região do bairro centro, devido a intensa circulação de serviços e comércios.

Imagem 03: áreas para melhorar classificada em 5 classes pelo método de quantidades iguais de células.