Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Modelagem Paramétrica de Curvas e Superfícies curvas da Arquitetura

Detalhesda oficina

Esta oficina está subdividida em 03 módulos, que objetivam apresentar os conceitos associados a modelagem paramétrica e superfícies curvas aplicadas na Arquitetura. Além dos conceitos sobre tais superfícies e sobre os fundamentos da modelagem paramétrica, objetiva-se desenvolver aplicações concretas na Arquitetura, por meio da representação de projetos referenciais. A oficina será dada em três módulos, cada um de 8 horas.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 horas.

Objetivos

• Reconhecer o conceito de modelagem paramétrica aplicada ao projeto de arquitetura;
  • Reconhecer os conceitos e as técnicas de modelagem paramétrica e da geração de superfícies curvas por meio da representação algorítmica de superfícies propriamente curvas não desenvolvíveis;
  • Reconhecer os conceitos e as técnicas de modelagem paramétrica e da geração de superfícies curvas por meio da representação algorítmica de superfícies retilíneas não desenvolvíveis;
  • Reconhecer os conceitos e as técnicas de modelagem paramétrica e da geração de superfícies curvas por meio da representação algorítmica de superfícies da classe das retilíneas desenvolvíveis;
  • Explorar a variação de parâmetros para a obtenção de diferentes configurações formais das superfícies representadas.

Histórico da oficina

Esta oficina foi desenvolvida a partir da oficina de Modelagem de Curvas e Superfícies curvas a partir do 3D MAX, com revisão e acréscimo de técnicas de geração das superfícies, a partir da modelagem paramétrica e para outros tipos de superfícies anteriormente não contempladas na primeira oficina. A oficina foi estruturada no âmbito de desenvolvimento da tese da proponente desta oficina, visando reconhecer e explorar as técnicas paramétricas de modelagem assim como avaliar a metodologia proposta por meio da aplicação em um contexto didático. O contexto de aplicação e avaliação foi a disciplina “Projeto Assistido por Computador”, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSARQ), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ano de 2017. Parte desta oficina tem sido aplicada no âmbito da disciplina Geometria Gráfica e Digital 2 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, desde agosto de 2018 até os dias atuais.

Material para download

Produção acadêmica

PIRES, Janice de Freitas; Nunes, Cristiane dos S.; SILVA, Adriane Borda Almeida da; HEIDRICH, Felipe. PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA DE SUPERFÍCIES CURVAS EM ARQUITETURA E DESIGN. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013, Florianópolis. XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Florianópolis: UFSC, 2013. v. 01. p. 01-13.

Acesse o artigo

Participe desta ação

Você pode participar desta ação à distância. Para isso, baixe o material de aula, e a tarefa para conclusão a distância. Para a confeção de certificado, é necessário um dado número de concluintes, então pode demorar um pouco. Solicite inscrição na modalidade a distância, ou registre interesse em participar de turmas quando abertas CLICANDO AQUI.