Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Projeto Oficinas

Quem somos?

Somos um Grupo de Investigação, criado na Universidade Federal de Pelotas em 2005. GEGRADI, acrônimo de Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem em Representação Gráfica e Digital.

O que é o Projeto OFICINAS de Ensino/aprendizagem de gráfica digital?

O Projeto OFICINAS no âmbito da UFPel está registrado como um projeto UNIFICADO, por ter em seus propósitos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, este Projeto se constitui por uma dinâmica de estudo, treinamento, proposta e realização de oficinas e ações de extensão na área de representação gráfica e digital, buscando por meio da interação com a comunidade, a retroalimentação. Emprega o conceito de Tecnologia Social, buscando promover a autonomia a partir do empoderamento, provocando para isto a apropriação de saberes significativos com potencial de transformar realidades, dentro e fora do contexto da universidade. As ações/oficinas podem partir de demandas solicitadas ou motivadas por diferentes públicos alvo, como profissionais liberais, professores de diversos níveis de ensino, estudantes de nível fundamental e médio de escolas públicas, estudantes de graduação e pós-graduação, e da comunidade em geral.

Qual a diferença de uma OFICINA para uma AÇÃO do projeto?

Uma OFICINA, no âmbito deste Projeto se caracteriza como um curso de extensão de caráter formativo ou de treinamento, de duração variável, de acordo com o tema e/ou nível de aprofundamento, podendo ser na modalidade presencial ou em EAD (Ensino a Distância). Veja no menu a opção “Oficinas”.

Uma AÇÃO aqui se refere a uma ação de extensão propriamente dita, sem o caráter de um Curso formativo ou de treinamento (OFICINA). Um exemplo deste tipo de ação pode ser a execução e experimentação de modelos relativos ao patrimônio arquitetônico de Pelotas para apoiar a educação patrimonial junto a instituições culturais e educativas, ou à produção de jogos de geometria e de promoção de momentos lúdicos com estes jogos junto a escolas públicas. Veja no menu a opção “Ações de extensão”.

Tanto a modalidade de OFICINA como a de AÇÃO tem sido adotada para a curricularização da extensão junto à área de Geometria, Projeto e Tecnologias de Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Como solicitar/participar de uma oficina?

• A agenda do oferecimento de Oficinas é totalmente dependente da detecção da demanda, seja do próprio Projeto, para promover a produção de conhecimento em um tema específico ou motivada pela comunidade em geral ou acadêmica.
  • Todas as oficinas presenciais ou a distância tem caráter aberto, buscando-se disponibilizar as informações específicas de cada uma quanto aos conhecimentos prévios necessários.
  • As inscrições para oficinas na modalidade presencial devem ocorrer por meio de formulários disponibilizados em “inscrições”.
  • Oficinas disponíveis em formato EAD não requerem inscrição, salvo o interesse para a obtenção de certificação. Para estes casos é possível solicitar inscrição no formulário disponível na aba “contato”, havendo condições específicas para cada Oficina.
  • Caso a oficina presencial não esteja sendo oferecida, você pode registrar interesse na aba “contato”, pois com sua solicitação, a mesma pode ser ofertada novamente.

Como ser colaborador/ministrante de uma oficina?

Você pode conferir os requisitos na página dirigida “ao ministrante”, e entrar em contato com a equipe do Gegradi para mais informações.

Se você é usuário de tecnologias de representação gráfica e digital, interessado em investigar novos processos neste tema e tem ou pretende desenvolver um perfil extensionista, entre em contato e participe deste Projeto e/ou do GEGRADI. Você poderá propor e atuar em novas Oficinas.

Como solicitar/participar de uma ação de extensão?

Na aba “contato” também é possível solicitar ações de extensão para a comunidade em geral. Semestralmente, no âmbito de disciplinas curriculares da FAURB/UFPel diversas ações são planejadas, sendo de total interesse a interação com instituições educativas e culturais de caráter público. Você, professor de escola pública pode entrar em contato e desafiar o grupo a novas ações, especialmente envolvendo geometria e atividades de representação gráfica e digital e de fabricação digital (corte a laser e impressão 3D).

Tipos de ações segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Vide arquivo Ações extensionistas ou no link