Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Explorando Regras de Calatrava no Espaço Digital a partir do SketchUp

Detalhesda oficina

Esta oficina objetiva reconhecer processos criativos a partir de regras compositivas geométricas presentes em obras do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, por meio de análises de gramática da forma e atividades de representação gráfica digital em SketchUp.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas.

Objetivo

• Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.

Histórico da oficina

As oficinas de Exploração por meio digital das regras compositivas empregadas pelo arquiteto Santiago Calatrava foram desenvolvidas no segundo semestre do ano de 2010, como trabalho de mestrado de Janice de Freitas Pires, aluna do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PROGRAU, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, sob orientação da professora Dra. Adriane Borda Almeida da Silva. Teve colaboração da aluna bolsista de iniciação científica Cristiane dos Santos Nunes (FAPERGS), a qual desenvolveu a modelagem digital de três entre os quatro elementos primários de projeto das obras de Calatrava, a serem utilizados nas atividades. A primeira aplicação destas oficinas (de números 1, 2 e 3) ocorreu no mesmo ano, no mês de setembro, na disciplina de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II, do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAURB, UFPel, com o objetivo de apoiar as atividades desenvolvidas em tal disciplina e subsidiar os resultados do trabalho de investigação da mestranda em questão. As mesmas oficinas foram novamente aplicadas na mesma disciplina de projeto no segundo semestre do ano de 2011, pela mesma autora, agora atuando como professora nas disciplinas curriculares de Geometria da mesma faculdade. No ano de 2012, estas oficinas foram inseridas, pela mesma docente, como atividades didáticas na disciplina de Informática Aplicada I, da mesma faculdade, ocorrendo nesta disciplina no período de 2012/02 – 2013/02. Como uma proposta interinstitucional, as oficinas foram replicada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina pela docente Luisa Felix Dalla Vecchia, no primeiro semestre de 2012. Também foram ofertadas durante o evento Alfa Gaviota, ocorrido em abril de 2013.

Os materiais didáticos relativos a estas oficinas foram construídos no ano de 2010, junto ao estudo de mestrado anteriormente referido e apoiado pelo desenvolvimento do projeto PROBARQ – Produção e Compartilhamento de Materiais Didáticos para o Projeto de Arquitetura, do GEGRADI/FAURB/UFPel, o qual ocorreu do ano de 2008 até o ano de 2014.

Ministrantes em setembro de 2010 na disciplina de Projeto II: Janice de Freitas Pires (aluna do PROGRAU/FAURB, UFPel); Cristiane dos Santos Nunes (bolsista de iniciação científica da FAPERGS) e Adriane Borda Almeida da Silva (docente PROGRAU/FAURB, UFPel).

Ministrantes primeiro semestre de 2011 na disciplina de Projeto II: Janice de Freitas Pires (docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel) e Adriane Borda Almeida da Silva (docente FAURB, UFPel).

Ministrantes no período 2012/02 – 2013/02 na disciplina de Informática Aplicada I: Janice de Freitas Pires (docente FAURB, UFPel) e Felipe Etchegaray Heidrich (docente FAURB, UFPel).

Ministrantes primeiro semestre de 2012 na Universidade do Oeste de Santa Catarina: Luisa Félix Dalla Vecchia (docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESTE).

Ministrantes no Workshop ALFA GAVIOTA em abril de 2013: Janice de Freitas Pires (docente FAURB, UFPel) e Adriane Borda Almeida da Silva (docente FAURB, UFPel).

Material para download

Produção acadêmica

PIRES, Janice de Freitas; VECCHIA, Luisa Dalla; SILVA, Adriane Borda Almeida da . Aprendizagem (compreensiva) da forma na formação/representação em arquitetura. In: Diana Rodriguez Barros ; María Elena Tosello ; David Moreno Sperling. (Org.). DIDÁTICA PROJETUAL E AMBIENTES PÓS-DIGITAIS: Práticas e reflexões em escolas latino-americanas de Arquitetura e Design. 1ed.Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2013, v. 01, p. 87-101.

Link: https://issuu.com/sigradi/docs/didactica_proyectual_y_entornos_pos

Participe desta ação

Você pode participar desta ação à distância. Para isso, baixe o material de aula, e a tarefa para conclusão a distância. Para a confeção de certificado, é necessário um dado número de concluintes, então pode demorar um pouco, além disso, como os certificados são de responsabilidade da pró reitoria de extensão, esse processo pode demorar ainda mais devido a burocracia. Solicite inscrição na modalidade a distância, ou registre interesse em participar de turmas presenciais quando abertas  CLICANDO AQUI.