Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Início do conteúdo
Alfabetização digital

Detalhes da oficina

A ação de extensão desenvolvida por Samanta Quevedo da Silva e Letícia Pegoraro Garcez,  se refere a um curso com módulos introdutórios á ferramentas básicas de edição de texto, planilha de cálculo, apresentação de slides bem como o reconhecimento de equipamentos computacionais. Os materiais didáticos referentes a cada módulo foram disponibilizados de maneira digital, com o objetivo de promover a autoaprendizagem, através de um discurso didático associado a imagens, criado diante a uma demanda específica da escola agrícola da cidade de Canguçu, e logo pensado em ser disponibilizado de maneira abrangente, como formação complementar.

As oficinas foram vivenciadas pelos estudantes da EFASUL (Escola Família Agrícola da Região Sul) em sua maioria provenientes de regiões rurais do município de Canguçu e de municípios vizinhos e com diversos perfis de conhecimentos prévios. Em relação ao domínio das ferramentas citadas acima foi inicialmente traçado um cronograma, por meio de informações dadas pelo corpo administrativo e docente da Escola, o qual também definiu a demanda.

Tendo em vista o tipo de ferramenta disponibilizada nos computadores da escola para a realização da ação, foram elaborados materiais didáticos para Word, Excel e Powerpoint, (com enfoques específicos para a necessidade dos estudantes, como normas da ABNT, edição e formatação de textos nas normas, apresentação de slides de cunho acadêmico e edição de planilhas e geração de gráficos) programas pertencentes ao pacote Microsoft Office, que foram o foco desta ação em virtude de sua praticidade e vasta gama de ferramentas. Esses materiais, além de todo conteúdo proposto, traziam uma didática relacionada à agricultura e à vida no campo, ou seja, contexto próximo a suas realidades com o objetivo em incentivar os estudantes a lerem e aprenderem as ferramentas contidas nos computadores.

Objetivos

  • Apoiar o processo de alfabetização digital junto a escolas públicas.

Material para download

Fotos

 

Produção acadêmica

GARCEZ, L. P.; SILVA, S. Q.; SILVA, A. B. A. A PRODUÇÃO DE MATERIAIS E MOMENTOS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DIRIGIDA À ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DA REGIÃO SUL, EFASUL, CANGUÇU/RS. In: V Congresso de Ensino de Graduação, 2019, Pelotas. Anais 2019, 2019.

Participe desta ação

Se interessou por esta ação e deseja que ela seja realizada em sua instituição? Entre em contato e faça sua solicitação CLICANDO AQUI.