Projeto PPDPD
Projeto de Pesquisa: Pensamento Pedagógico e Desenvolvimento Profissional Docente
Resumo: Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. Nos últimos cinco anos, coordenamos, no âmbito do GEALE, um amplo projeto de pesquisa, financiado pelo programa Observatório da Educação/CAPES, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)” (Obeduc-Pacto/UFPel). O objetivo do projeto foi o de acompanhar e sistematizar o processo de formação continuada das professoras vinculadas às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (PNAIC-UFPel), entre os anos de 2013-2017, verificando efeitos sobre as práticas de ensino e de aprendizagem da leitura e escrita das crianças. Um dos resultados do projeto foi a produção de um volume significativo de dados sobre processos formativos e a criação do Sistema Vestígios, um repositório que reúne textos escritos por crianças e professoras dos anos iniciais. Em razão da potencialidade e amplitude desse acervo que reúne informações e materiais decorrentes de um processo de formação continuada de professores, bem como dada sua relevância como fonte para a investigação acadêmica, o objetivo deste projeto é o de responder a uma questão central:
Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional?
Para isso, o projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho:
- i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de sua participação em processos de formação acadêmico-profissional;
- ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos.
A intenção é a de evidenciar, principalmente na documentação pedagógica reunida (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões – de ordem teórica e/ou prática – e as vontades – de ordem pessoal, cultural e/ou ética – que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Tal encaminhamento investigativo sustenta-se pela compreensão de que no contexto de formação e de exercício docente processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a vontade (a ética, o querer, o agir). Entendemos que as possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica. Nesse sentido, a própria noção de formação continuada também poderá ser problematizada, tendo em vista que entendemos, tal como indica Diniz-Pereira (2010), ser necessário compreender a formação como um continuum, que acontece entre a formação inicial e continuada e ao longo do exercício profissional.
O projeto é financiado com recursos do Edital MCTIC/CNPq Nº 28/2018.
Professora pesquisadora responsável:
Dra. Marta Nörnberg (UFPEL)
Pesquisadoras colaboradores
Dra Ana Ruth Moresco Miranda – Faculdade de Educação – UFPel
Dra Gilceane Caetano Porto – Faculdade de Educação – UFPel
Dra Patrícia Pereira Cava – Faculdade de Educação – UFPel
Dra Roseli de F. Rech Pilonetto – UNIOESTE/Francisco Beltrão-PR
Dra Maiane Hatschbach Ourique – Faculdade de Educação – UFPel
Consultoria:
Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira – UFMG
Dra Simone Regina Manosso Cartaxo – UEPG
Dra Luciana Piccoli – UFRGS
Dr Edgar R. Kirchof – ULBRA
Estudantes de Pós-Graduação em Educação
Marcia Lorena Saurin martinez Doutorado (2017)
Silvia Nilceia Goncalves Doutorado (2018)
Arita Mendes Duarte Doutorado (2018)
Igor Daniel Martins Pereira Doutorado (2018)
Josiane Jarline Jäger Doutorado (2019)
Nilton José Neves Cordeiro Doutorado (2019)
Daiane da Silva Gomes Doutorado (2020)
Juliana Andrade Lund Mestrado (2020)
Bolsista de Iniciação Científica/ Extensão
Maurício Cardoso Dias Curso de Pedagogia – Bolsista Fapergs-Probic
Milena Venzke Kaadt Curso de Pedagogia – Bolsista UFPel-AFIP
Débora Hartwig Wendler Curso de Pedagogia – Bolsista CNPq-IC-Projeto
Shaiane Pizani Silveira Curso de Pedagogia – Bolsista UFPel/PBA-Extensão
Liésia Bubolz Rutz Curso de Pedagogia
Pesquisadoras colaboradoras
Letícia Pacheco dos Reis Wetsphal (RME Porto Alegre) Egressa PPGE Mestrado
Lélia Negrini Diniz (UFPEL) Egressa PPGE Doutorado
Katlen Böhm Grando (Rede Marista) Egressa PPGE Doutorado
Jeruza da Rosa da Rocha (UNIPAMPA) Egressa PPGE Doutorado
Luiza Kerstner Souto (RME Pelotas) Egressa PPGE Mestrado
Valeria A. C. Islabao (RME Pelotas)
Juliana M. O. Jardim (RME Pelotas e Capão do Leão) Egressa PPGE Mestrado
Gisele Ramos Lima (RME Pelotas e Rede Estadual do RS)