Edição atual

Seminário Estadual PNAIC – Caderno de Resumos. v. 2, 2014.

Link para conferência dos resumos.

Relatos de Experiência – Resumos

IMPRESSÕES MATEMÁTICAS: GEOMETRIA, ARTE E CONHECIMENTO – Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi.

PNAIC: TEORIA E PRÁTICA CONTEXTUALIZADA EM SALA DE AULA – Adriana Pilger Klering; Maristela Milani Pinz e Verônica Dhein.

O PAPEL DO BRINCAR E JOGAR NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA – Adriana Rosa Brzezinski; Tania Beatriz da Cunha Garcia e Jussânia Andriotti.

ALFABETIZAÇÃO: UM TRABALHO ARTESANAL – Alessandra Bugs dos Santos; Raquel Soares da Silva e Rosemari Oliveira de Andrade.

APRENDIZAGEM DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA  – Ana Caroline Soares; Alberes Ferreira Siqueira e Lilia Jurema Monteiro Masson.

RELEITURA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA  – Ana Cristina Flores de Paula.

A PRÁTICA DO REGISTROS PARA EDUCADORES E EDUCANDOS – Ana Paula Machado.

CADERNETA DE METACOGNIÇÃO: ESTRATÉGIAS DE REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DOCENTE  – Andréa Muniz do Nascimento.

HISTÓRIA DA DONA BARATINHA E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA  – Andréia Teixeira Leão.

A CONSTRUÇÃO DO ALGORITMO NA ALFABETIZAÇÃO  – Angélica Arruda.

RE/SIGNIFICANDO A PRATICA PEDAGÓGICA – Barbara Milene Silveira Machado; Mari Angela Pereira Guterres Susety e Teresinha Serafim Saggiomo.

REFLETINDO E CONTEXTUALIZANDO O FAZER PEDAGÓGICO – Briane Crisanto Guterres.

GRANDEZAS E MEDIDAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO PADRE – Cássia Raquel Beiersdorf.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PÉS NA AREIA, CONTANDO DE DEZ EM DEZ – Ceres Denise Oliveira Teixeira Delabary.

REFLEXÕES SOBRE O NUMERAMENTO – UMA PERSPECTIVA SOCIAL – Claudir T. Rodrigues Lima.

NA MINHA ESCOLA TEMOS PROBLEMAS – Cristiane Alves da Cunha e Márcia Derungs.

OS CARRETEIROS – Eliane Terezinha Raymundo Guedes; Elisabete Moreira Soca Bergamo Celia e Regina Silveira da Silva.

RESSIGNIFICANDO O FAZER PEDAGÓGICO – Fernanda Maria Cassel e Elisa Eccel Zerves.

PNAIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA – TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Fernanda Tavares Vestfahl.

METACOGNIÇÃO: UM NÓ DIFÍCIL DE DESATAR – Flávio Alves da Gama.

ALFABETIZAÇÃO E DOCÊNCIA COMPARTILHADA: UM PLANEJAMENTO FEITO DE PARCERIA E MOTIVAÇÃO – Gisele Susan Giacomin e Ana Cristina Ritter Rauta.

CRIANDO HISTÓRIAS GEOMÉTRICAS – Graciela Tramontina Poletto.

MULTIPLICANDO POESIA – Jaqueline de Araujo dos Santos; Maria Alice da Silveira Schmitz e Adriana Nascimento Rocha.

AS MUDANÇAS EM SALA DE AULA APÓS O PACTO – Josieli Oliveira da Silva Bobsin.

O QUE PENSAM AS CURSISTAS DO PNAIC/PELOTAS (1º ANO): TEORIA X PRÁTICA – Juliana Mendes Oliveira Jardim; Valéria Alessandra Coelho Islabão e Isabel Silva dos Santos Teixeira.

ENSINO DA MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR – Karla Susana Lagemann Isoppo.

MATEMATICANDO: TRABALHANDO COM OS DIFERENTES EIXOS DA MATEMÁTICA – Lencioni Ileni Fischer e Noslen U. Oliveira.

APRENDER BRINCANDO, APRENDER COM PRAZER, APRENDER INCLUINDO – Leony Cananéa Marques; Cleusa Maria de Farias Rodrigues e Maira Rosiane Bierhals Laguna.

PNAIC/2014 – O QUE MUDOU? – Luciane Godolfim Swirsky e Patrícia Ribeiro Brasil.

A PRÁTICA METACOGNITIVA NOS ANOS INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO  – Márcia Raupp Lipert.

AÇÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS COM JOGOS MATEMÁTICOS DO PNAIC  – Maria Cristina Ramires Anselmo.

O DIÁRIO DE PESQUISA COMO PROCEDIMENTO DE ENSINAR E DE APRENDER COM EDUCANDOS E EDUCADORES – Maria Elisabete Machado; Micheli Silveira de Souza e Ana Lucia Souza de Freitas.

O MUNDO ENCANTADO DAS HISTÓRIAS  – Maria Madalena da Silva Rodrigues.

IMPACTO DO PNAIC NAS CLASSES MULTISSERIADAS DE CAÇAPAVA DO SUL – Mariângela Lindner Fighera.

CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CASO DA REDE MUNICIPAL DE ESTEIO – Marilan de Carvalho Moreira.

MOSTRA DE TRABALHOS  – Núbia Nalu Vargas Avila.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM PROJETOS BASEADOS NOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E LINGUAGEM  – Rafaela de Souza Oliveira.

PROJETO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO NA ALFABETIZAÇÃO – Raquel Eveline da Silva.

CONTEMPLANDO A INFÂNCIA PELA JANELA DA DOCÊNCIA: MEMÓRIAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO – Rosana Soares Nunes.

NUMERAMENTO “O SABER MATEMÁTICO”  – Rosane Machado Molina Brião.

INFLUÊNCIA DO PACTO NO TRABALHO COM SITUAÇÕES PROBLEMA  – Rosângela Lúcio Dupond Dorneles.

O PNAIC FAZENDO A DIFERENÇA EM SALA DE AULA  – Roseli Safons do Couto.

QUANDO A GENTE SE COMPROMETE COM O QUE FAZ  – Rosimar Isidoro Machado.

UTILIZANDO RIMAS E CONSTRUINDO APRENDIZAGENS – Sabrina Zitzke Medina.

LER, PESQUISAR, BRINCAR…“BRINCRIAR” – Silvia Cristina Adami Berneira Gill.

SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Silvia dos Santos Dalpiaz; Carise Dimer e Scheila Simone Nunes Espíndula.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O CONTRIBUTO DA LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA DOCENTE  – Simone de Fátima da Silva Gonçalves.

A FORMAÇÃO CONTINUADA E A ARTICULAÇÃOAOS DOS SABERES  – Simone Trindade Peña.

CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM NOVO OLHAR PARA O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES – Sirlei Tedesco.

O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: SENTIDOS, DESAFIOS E JOGOS MATEMÁTICOS  – Tatiane Rego de Leon Silveira.

A VIDA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO  – Teresinha Azevedo Barcellos.

O QUE PENSAM AS CURSISTAS DO PNAIC/PELOTAS (1º ANO): DESAFIOS E POSSIBILIDADES – Valéria Alessandra Coelho Islabão; Juliana Mendes Oliveira Jardim e Isabel Silva dos Santos Teixeira.

MATEMATICANDO: OS JOGOS COMO RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA – Valéria Feldens Guths.

O PRAZER COM A LEITURA DELEITE – Valéria Lima de Lima.

AULA PASSEIO: APRENDIZAGEM NA PRÁTICA – Vanice Pretto.