Coletas de produções de textos são realizadas nas escolas parceiras em Pelotas e Porto Alegre

Dando continuidade à composição do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE/GEALE), foram realizadas coletas de textos produzidos por crianças que frequentam o ciclo de alfabetização. A coleta envolveu a realização de oficinas de produção textual e ditado. As atividades de coleta estão vinculadas ao projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Observatório da Educação/CAPES, identificado pela sigla Obeduc-Pacto, conduzido por pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa GEALE (Grupo de Estudos Aquisição da Linguagem Escrita).

As atividades de coletas foram realizadas pelos bolsistas do projeto e graduandas do curso de Pedagogia da UFPel. Os textos são objetos dos estudos realizados por pesquisadores do grupo de pesquisa, bolsistas de iniciação científica e de pós-graduação. O trabalho de pesquisa no âmbito do projeto Obeduc-Pacto/GEALE é coordenado pelas professoras doutoras Marta Nörnberg e Ana Ruth Moresco Miranda.

Coletas realizadas:

9 a 10/11: E.M.E.F Fernando Osório – Pelotas/RS

16 a 17/11: Colégio Municipal Pelotense – Pelotas/RS

19 a 20/11: E.M.E.F Olavo Bilac – Pelotas/RS

23 a 24/11: E.M.E.F Governador Ildo Meneghetti – Porto Alegre/RS e E.M.E.F Pepita Leão – Porto Alegre/RS

Ditado realizado com crianças do ciclo de alfabetização

"Oficina do cão" aplicada nas escolas de Pelotas

“Oficina do cão” aplicada pelas bolsistas nas escolas de Pelotas