2018

Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade

Juliana Mendes Oliveira Jardim;  Orientadora: Profª. Drª. Marta Nörnberg. Pelotas, 2018. 187f.  Dissertação (Mestrado) –  Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

2017

“Uma dica pra ti… quando a sora fizer brincadeiras tu não vai só brincar… tu vai aprender brincando…”: um estudo sobre o lúdico em roteiros de leitura a partir da prática pedagógica com crianças e professora

Sílvia Nilcéia Gonçalves; Orientadora: Profª. Drª. Marta Nörnberg. Pelotas, 2017. 272f. Dissertação (Mestrado) –  Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

2016

Uma palavra é o nome de cada coisa. Um estudo sobre as percepções de crianças do ciclo de alfabetização acerca da palavra oral e gráfica”

Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Orientadora: Profª. Drª. Ana Ruth Moresco Miranda; Co-orientadora: Profª. Drª. Marta Nörnberg. Pelotas, 2016. 240f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

2015

Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização

Igor Daniel Martins Pereira; Orientadora: Profª. Drª. Marta Nörnberg. Pelotas, 2015. 178f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

Intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem com foco em produção de textos no ciclo de alfabetização

Glediane Saldanha Goetzke Rosa; Orientadora: Profª. Drª. Lourdes Maria Bragagnolo Frison. – Pelotas, 2015. 195f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

2014

Um estudo sobre os erros motivados pela fonologia na escrita inicial de crianças bilíngues (português-espanhol)

Rosiani Teresinha Soares Machado; Orientadora: Profª. Drª. Ana Ruth Moresco Miranda. Coorientadora: Profª. Drª. Gabriele Donicht. – Pelotas, 2014. 107f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.