Núcleo realiza cine-debate sobre Marighella

No dia 26/11, o NUPPOME realizou o Cine-Debate “Marighella: 50 anos, uma memória da resistência”.

A atividade foi pensada como uma forma de fomentar o debate e a reflexão sobre a trajetória de Carlos Marighella, militante de esquerda que participou de diferentes momentos da história política brasileira ao longo do Século XX e cujo assassinato, cometido pelo aparato repressivo da ditadura, completou 50 anos em novembro de 2019.

Marighella foi uma das principais figuras da resistência à ditadura no país. Era comunista e negro. A atividade, neste sentido, além de ser realizada no mês em que se completaram 50 anos de seu assassinato, ocorre no mês da Consciência Negra.

Foi exibido para os/as presentes o documentário “Marighella” (Brasil, 2012, 96 min.). O Cine-Debate foi realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAURB|UFPel) e contou com a presença de estudantes de diferentes cursos de graduação.

Publicado em 28/11/2019, na categoria Notícias.