‘Ciclo de conferências 40-50-60’ – Web-conferência com Jaime Yaffé (UDELAR)

Convidamos para a primeira atividade do ‘Ciclo de Conferências 40-50-60: ditaduras e democracia no Cone Sul’.

No dia 10/05/2023, às 17h (horário do Brasil), o NUPPOME realiza a web-conferência ‘A 50 años de la instauración de la dictadura en Uruguay: reflexiones desde la Historia y la Ciencia Política’.

A atividade, que será transmitida em nosso Canal no YouTube, conta com a participação do professor Jaime Yaffé. O palestrante é Doutor em Ciência Política e professor do Departamento de Ciência Política da Universidad de la República (UDELAR), no Uruguai. Pesquisador de destaque nos estudos sobre a ditadura uruguaia, é autor de livros, artigos e capítulos sobre o tema.

As inscrições de ouvintes serão realizadas gratuitamente em formulário Online disponibilizado durante o evento.

* * * * *

Os anos de 2023 e 2024 marcam uma série de datas redondas intimamente relacionadas à história recente dos países do Cone Sul. Em 2023, completam-se 50 anos dos Golpes de Estado que deram início às ditaduras no Uruguai e no Chile. Também em 2023, faz 40 anos da restauração da democracia na Argentina. Em 2024, por sua vez, serão completados 60 anos do Golpe civil-militar que deu início à ditadura no Brasil. Para abordar tais datas redondas, o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai realizar, a partir de maio, o ‘Ciclo de Conferências 40-50-60: ditaduras e democracia no Cone Sul’. Todas as atividades serão realizadas Online. Em breve, detalhes da nossa programação! (texto divulgado em redes sociais do Núcleo)

Publicado em 27/04/2023, na categoria Notícias.