Integrantes do Núcleo participam de atividades acadêmicas nos meses de novembro e dezembro

Nos meses de novembro e dezembro, pesquisadoras/es e estudantes da equipe do NUPPOME participaram de diferentes eventos acadêmicos e atividades relacionados ao tema das políticas de memória e à memória da ditadura.

No dia 13/11/2021, o professor Bruno Boti Bernardi (UFGD) participou, como palestrante, da Mesa 3 “Lejos del final: avances y retos en la rendición de cuentas por graves violaciones de derechos humanos y de derecho internacional humanitario en América Latina”. A atividade foi promovida pelo IDEHPUCP do Peru.

Entre os dias 08 e 11/11/2021, o doutorando Rafael Alexandre Silveira (UFPel) participou do 4º Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, apresentando o trabalho intitulado “A justiça de transição em tempos de espectros neoliberais e autoritários”.

Entre os dias 22 e 23/11/2021, o professor Andrés Del Río (UFF) participou do 5º Workshop Mare Incognitum, evento promovido anualmente pelo INSPER. No evento, o professor apresentou o trabalho intitulado “Forças Armadas, STM e o STF”, elaborado em coautoria com a professora Juliana Cesario Alvim (UFMG).

No dia 23/11/2021, o professor Bruno Boti Bernardi (UFGD), pesquisador vinculado à equipe do NUPPOME, participou da atividade “Relatório da Comissão Interamericana e as persistentes violações de direitos humanos no Brasil”, promovida pelo Grupo de Pesquisa Democracia, Direitos Humanos e Memória do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Entre os dias 24 e 26/11/2021, o mestrando Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (UFPel) participou da 20ª Mostra de Produção Universitária (MPU), promovida pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), apresentando o trabalho intitulado “Memórias da ditadura: uma abordagem inicial do estudo das políticas de memória no Brasil”.

Também entre os dias 24 e 26/11/2021, o graduando Pedro Augusto Accorsi Teles (UFPel) participou do Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global, apresentando o trabalho “Resquícios ditatoriais na Lei de Segurança Nacional na contemporaneidade”, elaborado em coautoria com Erlaine Alves dos Santos, Gabrielle Coelho Freire e Laís Lucília Ribeiro Santa Rosa. O evento foi promovido pelo Libertas UFPel – Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão em Punição, Controle Social e Direitos Humanos.

No dia 14/12/2021, o professor Bruno Boti Bernardi (UFGD) participou da Mesa-Redonda “A mobilização transnacional de direitos humanos na OEA” com as professoras Cecília Macdowell Santos (San Francisco University) e Janaína de Almeida Teles (UEMG). O evento foi promovido pelo curso de História da UEMG, Campus de Passos.

Também no dia 14/12/2021, o professor Andrés Del Río (UFF) participou, com outras/os pesquisadoras/es, do lançamento do Relatório Violência e Política na Baixada Fluminense. A atividade foi promovida pelo Observatório de Favelas, pelo Laboratório de Estudos sobre Política e Violência (LEPOV) e pelo Núcleo de Estudos sobre o Estado, Instituições e Políticas Públicas (NEEIPP).

Publicado em 16/12/2021, na categoria Notícias.