Integrantes do Núcleo participam de atividades acadêmicas nos meses de setembro e outubro

Nos meses de setembro e outubro, pesquisadoras/es e estudantes da equipe do NUPPOME participaram de diferentes eventos acadêmicos e atividades relacionados ao tema das políticas de memória e à memória da ditadura.

Entre os dias 14 e 17/09/2021, a professora Tatyana de Amaral Maia (PUCRS), participou do “V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (PPGH – UFPel). No evento, a professora participou da Mesa 1 “Ditaduras no Brasil e na Argentina: a história recente em perspectiva” e da coordenação do ST 7 “Estado, poder e autoritarismo na América Latina”.

No dia 16/09/2021, o professor Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS) participou, como mediador, de uma atividade de lançamento do livro “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT” (São Paulo: Companhia das Letras, 2021), de autoria de Renan Quinalha.

No dia 11/10/2021, a professora Juliana Poloni (UFPel), participou da Roda de Conversa “Preservação Patrimônios Controversos”, promovida por discentes do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No dia 15/10/2021, a professora Vanessa Dorneles Schinke (UNIPAMPA) participou da mesa “Justiça de transição e Poder Judiciário brasileiro”, no âmbito do evento “Encontro Internacional – Justiça de transição: cicatrizes de um passado presente”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Entre os dias 18 e 22/10/2021, foi realizada a 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No evento, estudantes do Núcleo submeteram seus trabalhos para o Congresso de Iniciação Científica (CIC) e para o Encontro da Pós-Graduação (ENPOS). No CIC, enviaram trabalhos as/os estudantes: Helena Klein Schenatto, Isadora Thomazi Mendes, Isadora Vieira Chagas, João Yerab Moura Carneiro, Laura Feijó de Souza, Mariana de Lara Bueno e Pedro Augusto Accorsi Teles. No ENPOS, enviaram trabalhos as/os estudantes: Caio Paglis Marques Plácido, Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes e Rafael Alexandre Silveira.

Entre os dias 19 e 27/10/2021, os professores Bruno Boti Bernardi (UFGD), Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS) e Carlos Artur Gallo (UFPel) participaram do 45º Encontro Anual da ANPOCS. No evento, os professores Bruno B. Bernardi e Christian J. Schallenmüller coordenaram o SPG 23 – “Memória, verdade e justiça no Brasil: passado presente”, ao passo que o professor Carlos Artur Gallo apresentou o trabalho “Políticas de memória e desdemocratização: uma proposta de análise para o caso brasileiro” no GT 11 – “Democracias em declínio”.

Publicado em 03/11/2021, na categoria Notícias.