Início do conteúdo

Lançamento da coletânea “Nas trincheiras da memória” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021)

Acaba de ser lançada a coletânea “Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. 440p.). Organizada pelo professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do NUPPOME, a publicação foi financiada pelo CNPq, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Chamada Universal (Edital nº 28/2018).

Composta por 16 capítulos e um Apêndice, com o banco de dados produzido pelo professor Carlos Artur Gallo e bolsistas do Núcleo entre os anos de 2017 e 2020, a coletânea analisa as diferentes formas como países do Sul da Europa (Portugal e Espanha) e da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) lidam com seu passado autoritário, estabelecendo medidas para reparar vítimas da repressão e punir as massivas violações aos direitos humanos que foram praticadas.

Entre as/os autoras/es dos capítulos, encontram-se pesquisadoras/es do Brasil e do exterior, vinculados à Universidades tais como a UFPel, UFRGS, PUCRS, UFSM, UFF, UFGD, UEMG, UESPI, UAH (Chile) entre outras Instituições de Ensino e Pesquisa.

A obra encontra-se em pré-venda no site da Editora e um PDF com o Sumário e as primeiras páginas pode ser visualizado em: https://www.oficinaraquel.com.br/livro/nas-trincheiras-da-memoria-lutas-pelo-passado-politica-de-memoria-e-justica-de-transicao-no-sul-da-europa-e-na-america-do-sul/

Para divulgar o lançamento, o organizador gravou um vídeo de apresentação que pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=2B8z5A5BifI

Publicado em 05/08/2021, na categoria Notícias.