Integrantes do Núcleo participam de atividades nos meses de novembro e dezembro

Nos meses de novembro e dezembro de 2020, integrantes do Núcleo de Pesquisa participaram de diversas atividades Online.

Entre os dias 11 e 13/11/2020, o mestrando Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes participou da 19ª Mostra da Produção Universitária – MPU, evento da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), apresentando o trabalho “Altair e Maria Paula: vítimas desconhecidas da ditadura”.

Entre os dias 23 e 27/11/2020, os mestrandos Caio Paglis Marques Plácido e Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes e as graduandas Danielle Bento Pires Lopa (Direito), Laura Feijó de Souza e Mariana de Lara Bueno (Ciências Sociais), participaram da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, evento institucional da Universidade Federal de Pelotas, tendo seus trabalhos submetidos e aprovados para compor o evento.

Entre os dias 1º/12 e 11/12/2020, os professores Bruno Boti Bernardi (UFGD) e Carlos Artur Gallo (UFPel) e o mestrando Caio Paglis Marques Plácido participaram de atividades realizadas no âmbito do 44º Encontro Anual da ANPOCS. No encontro, o professor Bruno Bernardi coordenou, conjuntamente com o professor Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS), o SPG 26 – “Memória, verdade e justiça no Brasil: passado presente?”. O estudante Caio Plácido participou do evento apresentando o trabalho “O Legislativo veste farda” no SPG 12 – “Conservadorismos e outras direitas”. O professor Carlos Artur Gallo, por sua vez, participou do evento apresentando trabalho sobre os 40 anos da lei da anistia no GT 23 – “Memória social e sociedade: os desafios contemporâneos”.

No dia 07/12/2020, a professora Vanessa Dorneles Schinke (UniPampa, Campus Santana do Livramento), coordenou a atividade “Políticas do medo e práticas de exceção”, atividade promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Democracia, Justiça e Violência (UniPampa) e que contou com a participação da professora Jacqueline Muniz (INEAC-UFF).

No dia 09/12/2020, o professor Carlos Artur Gallo participou da Mesa Redonda “Avanços e desafios das políticas de memória no Brasil”. A atividade foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Arqueologia da Repressão e da Resistência, coordenado pela professora Rita Juliana Poloni, na UFPel. Participaram da mesa, ainda, os professores Andrés Zarankin, da UFMG, e Andrés Alarcón, da Universidad el Bosque (Colômbia).

Entre os dias 09 e 10/12/2020, ainda, o professor Bruno Bernardi participou, como moderador, do evento “Brasil condenado: 10 anos da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos”. A atividade foi promovida pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) de Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado em 23/12/2020, na categoria Notícias.