Atividades alusivas aos 40 anos da anistia são realizadas em Pelotas com o apoio do NUPPOME

Além do Seminário “Anistia: 40 anos de uma luta inacabada”, ocorrido em setembro de 2019, outras atividades alusivas à passagem dos 40 anos da edição da Lei da Anistia foram realizadas em Pelotas com o apoio do NUPPOME.

Nesse sentido, no dia 14/10 foi realizada a mesa “Memórias da Anistia no Brasil”. A atividade foi mediada pelo prof. Enrique Serra Padrós (UFRGS) e contou com a presença de Maria Amélia de Almeida Teles, Criméia de Schmidt de Almeida e Suzana Keniger Lisbôa, todas integrantes da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos – CFMDP.

O evento foi realizado no CEHUS – UFPel, foi promovido numa parceria do Grupo de Estudos sobre a Ditadura Brasileira e do Instituto Mario Alves – IMA, e foi apoiado pelo NUPPOME, pelo Grupo Emancipação e pelos Programas de Pós-Graduação em História (UFPel) e Política Social e Direitos Humanos (UCPel).

Além da mesa referida, o NUPPOME também apoiou a organização da Exposição “Anistia: um passado presente?”, que ficou disponível para visitação na galeria central do Mercado Central de Pelotas entre os dias 28/10 e 11/11.

Organizada pelas historiadoras Ananda Simões Fernandes (Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul) e Tatyana de Amaral Maia (PUCRS), entre agosto e setembro a exposição ficou disponível para visitação no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Em Pelotas, organizam/apoiaram a exposição: o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória – NUPPOME, o Grupo de Estudos Sobre a Ditadura Brasileira, o Instituto Mario Alves, o Grupo Emancipação, os Programas de Pós-Graduação em História e Ciência Política (UFPel) e de Política Social e Direitos Humanos (UCPel).

Em Pelotas, a exposição recebeu o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas.

Publicado em 13/11/2019, na categoria Notícias.