Início do conteúdo

Núcleo realiza Seminário “Anistia: 40 anos de uma luta inacabada”

A imagem pode conter: 1 pessoa, área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos, barba e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Entre os dias 26 e 27/09 foi realizado, na Universidade Federal de Pelotas, o seminário “Anistia: 40 anos de uma luta inacabada”. O evento foi organizado pelo NUPPOME, teve apoio do CNPq, do PPG Ciência Política e do Grupo de Estudos sobre a Ditadura Brasileira.

Em dois dias de atividades, ocorreram duas mesas para debater o impacto da Lei da Anistia no passado e no presente, bem como foi realizada uma sessão comentada de exibição do documentário “Eu me lembro”, produzido pela Comissão da Anistia.

Para as mesas, contamos com a presença de Mariluci Cardoso de Vargas, que realiza pós-doutorado em História na UFRGS, Bruno Boti Bernardi, professor da UFGD e integrante do NUPPOME, e Vanessa Dorneles Schinke, professora da UNIPAMPA.

Na mesa de abertura, realizada na noite do dia 26/09, a professora Mariluci Cardoso de Vargas abordou a trajetória do Movimento Feminino Pela Anistia (MFPA). Na noite do dia 27/09, a mesa focou nos desdobramentos da luta pela anistia no país, sendo realizadas duas falas. Na primeira delas, o professor Bruno Boti Bernardi abordou a forma como o tema da anistia vem sendo trabalhado no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH). Na sequência, a professora Vanessa Dorneles Schinke falou sobre o julgamento da ADPF 153 pelo Supremo Tribunal Federal.

A qualidade das mesas, o público presente e os debates realizados atestam que, longe de ser um tema do passado, refletir sobre a anistia e suas consequências é desejável e necessário.

Em breve, a emissão dos certificados das/os ouvintes será encaminhada junto à Instituição.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Publicado em 14/10/2019, na categoria Notícias.