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Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LENCIBIO)

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Unidade: Instituto de Biologia (IB)
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura.
Website:
Código NULAB: 90529

Descrição

O Laboratório de ensino de Ciências e Biologia (LENCIBIO) tem como objetivo qualificar a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia e consequentemente a prática pedagógica nas escolas. Além disso, visa desenvolver ações para o exercício da interdisciplinaridade; possibilita trabalho coletivo, favorecendo licenciandos e professores da Educação Básica em suas ações na escola; estuda formas de reorganização dos conteúdos escolares na área de Ciências e Biologia, analisando novas lógicas de estabelecimento dos currículos das escolas e oportuniza a construção da docência em uma interface entre a teoria e a prática, articulando as disciplinas formativas do curso de licenciatura com a realidade das escolas.
Alguns projetos desenvolvidos no LenciBio:
– projetos de pesquisa:
BIOLOGIA SOB A LENTE – A formação de professores e a docência propriamente dita são foco de discussões e críticas ao longo dos tempos, buscando-se melhorias na formação inicial e continuada. Discussões procuram qualificar a docência nos cursos de formação superior e nas instituições de ensino básico, fomentando indicativos de mudanças. A pesquisa tem como objetivo avaliar o currículo em ação, as relações professor-aluno, o ensino e aprendizagem no contexto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL. Os resultados serão utilizados para promoção de debates, reflexões e ações para a melhoria do curso em questão, com intuito de envolver a comunidade acadêmica. Esta pesquisa articula-se com as atividades do NDE, do PIBID, dos Novos Talentos, do OBEDUC, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPGECM/UFPEL) e do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LENCIBIO/UFPEL).
– ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS IMPACTOS NA QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RS – Considerando a necessidade de aprofundar a análise da realidade educacional da Educação Básica Pública no Município de Pelotas, com vista à busca de alternativas para questões emergentes, elaborou-se o presente sub- projeto, que objetiva coletar e manter dados atualizados sobre a realidade educacional do Município de Pelotas, quem indiquem e fundamentem ações inovadoras. Os altos índices de reprovação e evasão, evidenciados nas estatísticas apontadas ao longo desta proposta, demonstram a emergência do estudo das condições de oferta e qualidade da Educação Básica, cujos indicadores estabelecem índices ampliados de evasão, rendimentos não satisfatórios, número de matrículas que não atende em sua totalidade a população escolarizável. Estes dados necessitam ser objeto de análises aprofundada, buscando compreender os motivos que produzem a exclusão na e da escola e quais as alternativas possíveis para reversão deste quadro, sejam elas vinculadas as políticas públicas, à prática pedagógica, a organização escolar ou a formação de professores, nos seus macro e micro processos oportunizados pela escola.
Projeto de extensão
ENSINO DE BIOLOGIA: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA – Oportunizar a professores de Biologia em exercício nas escolas de
Ensino Médio, graduandos e docentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPEL, diálogo, estudo e construção coletiva de propostas inovadoras para o Ensino de Biologia, a partir da reflexão sobre a práxis. Objetivos Específicos Analisar a realidade das escolas, do Ensino de Biologia e da formação de professores; Refletir sobre o fazer docente e a formação, inicial e continuada; Debater temas atuais sobre o Ensino de Biologia na Educação Básica, através de rodas de conversa; Aprofundar a análise da proposta curricular para o Ensino de Biologia, presentes na Base Nacional Comum; Refletir sobre as bases da Educação em tempo integral e as práticas relativas; Oportunizar a construção coletiva de estratégias didático­metodológicas para as diversas áreas da Biologia; Desenvolver práticas nas escolas de Ensino Médio, através de projetos de ensino e de estratégias didático­metodológicas construídas no decorrer do projeto; Construir recursos e materiais pedagógicos inovadores para o Ensino de Biologia, aplicando­os nas escolas em parceria com os professores; . Construir recursos e materiais pedagógicos inovadores para o Ensino de Biologia, mas adaptados para alunos com necessidades educativas especiais.

Localização
Campus: Capão do Leão
Prédio/Bloco: 25
Sala: –

Contato
Nome: Francele de Abreu Carlan, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Robledo Lima Gil
E-mail: francelecarlan@gmail.com; rita.cossio@gmail.com ; robledogil@gmail.com

Equipamentos
Data show
Geladeira
Computadores
Caixas de som
Televisão
Impressoras