Início do conteúdo

Laboratório de Nutrição Experimental

P1000633 P1000629 P1000631

Unidade: Faculdade de Nutrição (FN)
Curso: Nutrição
Website: N/D
Código NULAB: 90052

Descrição

O Laboratório de Nutrição Experimental é utilizado para a realização de pesquisas de mestrado do PPG Nutrição e Alimentos, assim como para Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Nutrição. Anualmente são executados em média de 3 a 4 experimentos, com 30 a 40 animais, procura-se sempre otimizar a utilização de animais, assim, as aulas práticas da disciplina de Nutrição Experimental e o desenvolvimento de TCC, ocorrem em conjunto com projetos de mestrado. Além do atendimento interno, o laboratório também é disponibilizado aos demais cursos da instituição: PPGCTA; Biotecnologia; Veterinária; entre outros.

Para a realização dos experimentos, contamos com infra-estrutura com as seguintes características: – gabinetes ventilados onde são alocadas gaiolas metabólicas ou caixas/gaiolas. – gaiolas metabólicas: medidas 27x19x20cm, produzida em arame de aço Inox Aisi 304 com polimento eletrostático, com pés de 35 cm de altura; comedouro tipo túnel e bebedouro de polipropileno com capacidade para 300 mL. rolha de borracha anti-ácida e bico de aço inoxidável, curvo; com funil para recepção das fezes e becker para coleta de urina – Caixa – gaiola de ratos ou camundongos, em polipropileno, autoclavável, resistente a ácidos, nas medidas de 49x34x16cm – Caixa – gaiola de camundongos em policarbonato cristal , autoclavável e resistente a ácidos, nas medidas de 30x20x13cm, com bordas reforçadas, 4 extratores laterais medindo 5,5 cm de altura, 14 (quatorze) orifícios para drenagem da água, quatro pés em meio circuito para apoio da caixa

Os animais são mantidos em gabinetes ventilados, com controle de temperatura, umidade e ciclo claro/escuro de 12 horas. Além disso, faz-se controle de luminosidade no laboratório por meio de timer ajustado conforme a padronização dos gabinetes. Também, o laboratório conta com sistema de exaustão e condicionamento de ar, split – 18000 BTU.

O laboratório de nutrição experimental possui 4 ambientes: – ante-sala, nesta tem-se bancadas de trabalho, equipamento: área de recebimento dos animais; – 2 salas para experimentação: sendo 1 delas equipada com gabinetes, 2 unidades, contendo bancada para manipulação e balança para pesagem de animais e ração; – sala de armazenamento: local destinado ao armazenamento de insumos/vidrarias/luvas, etc. utilizados como material rotineiro em experimentação animal. A parte, a área de higienização com autoclavagem de material.

No laboratório de nutrição experimental são realizados experimentos de pós graduação, todos são devidamente aprovados pelo Comitê de Ética para Experimentação Animal, seguem protocolos de acordo com o objetivo da pesquisa. Os animais são alojados em caixas/gaiolas em gabinetes ventilados, o laboratório possui sistema de exaustão e condicionamento de ar, 18000 BTU. Geralmente os experimentos são realizados num período de 30 – 60 dias, excepcionalmente quando se trabalha com longevidade o período é maior, até o presente não excedeu 120 dias.

Localização
Campus: Anglo
Prédio/Bloco: A
Sala: 234

Contato
Nome: Professor Augusto Schneider
E-mail: –

Equipamentos
Balança de Precisão

Publicado em 20/04/2016, nas categorias FN, Laboratórios, PRONTOS.
Marcado com as tags Anglo, Balança de Precisão, FN, Nutrição.