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Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia

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Nome do Laboratório: Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia

Unidade: Instituto de Biologia

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Website: https://wp.ufpel.edu.br/lencibio/

Código NULAB: 90529

 

Descrição do laboratório:

No Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LENCIBIO), do Instituto de Biologia atuam professores da área de ensino dos departamentos de Microbiologia e Parasitologia (DMP) e Botânica (DB) e tem como objetivo qualificar a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia e consequentemente a prática pedagógica na Educação Básica e Superior. Para tal, desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas relacionadas a Educação, Ensino de Ciências e Biologia,  Formação de Professores, Recursos Didáticos, Educação Inclusiva, entre outras emergentes, produzindo conhecimentos e práticas que visam  qualificar a educação e a formação de professores em todos os níveis e modalidades.

Conta, em sua estrutura, com cinco núcleos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Formação de Professores, Núcleo de Pesquisa em Recursos Didáticos, Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, Núcleo de Pesquisa em Cognição e Aprendizagem e Núcleo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade – GIMEPID.

 

Alguns projetos desenvolvidos no Lencibio:

Projetos de Pesquisa:

  1. Estratégias e Recursos didáticos Adaptados para o Ensino de Ciências e Biologia para Pessoas com Deficiência (PCDs), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação (AH/S).

 

Este projeto tem como objetivo compreender os processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas da Biologia; Compreender os processos mentais e estruturais de aprendizagem de  PCDs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica; Construir alternativas, estratégias e  recursos didáticos adaptados  para o ensino de  PCFs, TEA, AH\S que frequentam a educação básica; Selecionar recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação que possam ser utilizados como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem de  PCDS, TEA, AH\S; Construir e aplicar estratégias e recursos adaptados, recursos de Tecnologia Assistiva e de tecnologia de informação e comunicação para   PCDS, TEA, AH\S; Investigar a adequação e qualificação das estratégias e recursos didáticos selecionadas, através da aplicação em turmas que apresentem PCDS, TEA e AH\S; Registrar os processos de construção, aplicação e validação das estratégias e recursos adaptados. TA e TICs projetos desenvolvidos na investigação; Socializar os resultados obtidos.

 

  1. Inclusão de Alunos com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas no Ensino Superior: experiências e desafios durante a pandemia no ano de 2020 (parceria com o Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade – GIMEPID)

Desenvolvido em parceria entre cinco universidades públicas da Região Sul do país, entre elas Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) – campus litoral, esta pesquisa tem como objetivo analisar e problematizar se há e como tem ocorrido o atendimento acadêmico-pedagógico e os processos de acessibilidade (pedagógica, atitudinal e arquitetônica) para os estudantes com deficiência e/ ou com necessidades educacionais específicas, considerando o isolamento social causado pela pandemia por Covid-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais em cinco IES da Região Sul do país.

  1. Pandemia do COVID-19 e TEA: impactos da quarentena na vida das crianças e famílias brasileiras (parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem)

 

Este estudo tem como finalidade identificar os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos 0 aos 9 anos de idade, e respectivas famílias, residentes no Brasil. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa e o instrumento de recolha de dados será o questionário desenvolvido pelos investigadores deste estudo. Considerando que as crianças com o TEA geralmente necessitam de apoios de múltiplos profissionais das áreas da saúde e da educação, entende-se que os resultados deste estudo possibilitarão o desenvolvimento de estratégias que possam promover a intervenção dos profissionais da saúde e educação, de forma remota e voltada para os contextos naturais da criança e de suas famílias.

 

  1. Panorama sobre o Processo de “Origem da Vida” no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPel.

 

Entre tantos assuntos importantes nas Ciências, com certeza o entendimento de como a vida originou no nosso planeta é fundamental para entender a evolução das células, a origem da diversidade celular e como os sistemas vivos funcionam. A temática ‘Origem da vida’ é interdisciplinar, envolvendo biologia, física, química e filosofia. Devido sua importância e interdisciplinaridade é esperado que esse conteúdo seja amplamente abordado durante a formação escolar, tanto no ensino básico quanto no superior. Contudo, a literatura mostra que existem dificuldades no processo ensino aprendizagem sobre o conteúdo ‘Origem da vida’ em diversos níveis escolares no Brasil. É comum confundirem o conteúdo de ‘origem da vida’ com ‘origem do universo’, e/ou‘origem das espécies’ e/ou com mitose. Mesmo após estudarem esse conteúdo na disciplina, os alunos não têm um completo entendimento do assunto. Devido à relevância do tema e às dificuldades entorno do seu ensino é necessário compreender como esse tema vem sendo desenvolvido desde ensino básico e como ele é tratado nos cursos superiores que formam professores de Ciências e Biologia. Para tal, propomos fazer uma investigação do processo ensino aprendizagem do tema ‘Origem da vida’ no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e no ensino básico público em Pelotas, objetivando propor ações para melhoraria desse processo.

Projetos de Ensino:

 

 Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia

 

Este projeto está vinculado à disciplina de Didática do Ensino de Biologia II, objetivando a construção e aplicação de metodologias, estratégias e recursos didáticos inovadores e que promovam o protagonismo docente. Seu objetivo é oportunizar aos alunos licenciandos, da disciplina de Didática do Ensino de biologia II, vivências em estratégias e recursos didáticos inovadores, tanto no estudo e construção destes, quanto na aplicação, registro e análise de resultados. Além disso, apresenta como objetivo compreender os processos de ensino- aprendizagem nas diferentes áreas da Biologia; Organizar planejamento pedagógico para desenvolvimento de unidades e projetos de ensino; Desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino, nas diferentes áreas da Biologia; Produzir jogos didáticos, recursos adaptados, tecnologias de informação e comunicação, entre outros; Vivenciar a aplicação de estratégias e recursos didáticos; Estabelecer as relações entre teoria e prática; Fornecer elementos que qualifiquem a prática a ser desenvolvida nos estágios supervisionados e nas escolas onde irão se inserir; Oportunizar a construção e adaptação de estratégias e recursos didáticos adaptados aos alunos PCDs, TEA, AH\S,como forma de garantir a inclusão e o desenho universal da aprendizagem – DUA.

 

Projetos de Extensão:

 

  1. Design de Jogos Digitais: Prática Construcionista para o ensino de Biologia

 

O curso pretende trazer a perspectiva Construcionista como base para aprendizagem no ensino de Biologia, através Design de Jogos Digitais na plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu/). Desta forma, pretende-se desenvolver a aprendizagem de forma mais consciente, lúdica e participativa, tendo como base fundamental, o processo cognitivo do aluno.  As evidências de aprendizagem nesta perspectiva são apresentadas pelo trabalho desenvolvido pelo aluno, mediado pelo professor e elaborado com as ferramentas educativas digitais.  Apresenta como objetivos proporcionar aos professores de Biologia em formação inicial e continuada, um espaço digital onde seja possível compreender, elaborar e desenvolver estratégias de aprendizagem utilizando o Design de Jogos Digitais, a partir da perspectiva construcionista de desenvolvimento do conhecimento e Estimular o professor a elaborar projetos em colaboração com outras áreas do conhecimento, a fim de também atuarem colaborativamente para superar as dificuldades do desenvolvimento de estratégias de ensino com TIC no ambiente formal de ensino.

 

  1. Projeto Auxilia: Preparatório para o Enem

 

Esse projeto surgiu durante a pandemia por Covid-19 e seu objetivo consiste em oportunizar a organização de uma rotina de estudos assistida, em formato gratuito e através de meios digitais (à distância), para alunos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social que se encontram sem aulas presenciais durante a pandemia por Covid-19 e necessitam de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A suspensão das aulas e a falta de orientação e acompanhamento pedagógico pode colocar em desvantagem alunos de baixa renda da rede pública de ensino, elitizando o acesso à universidade. Assim sendo, a ideia partiu de duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel, ambas egressas de cursos de Licenciatura da instituição, motivadas pela crença que uma educação pública, gratuita e de qualidade é um direito de todos e todas e deve ser assegurado pelo governo, de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988. Desta forma, idealizaram uma maneira de prestar auxílio aos alunos do ensino médio, principalmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social. Vale destacar que esta experiência será uma via de mão dupla, pois ao oportunizar auxílio nos estudos de alunos da educação básica, também servirá de aprendizado para muitos professores em formação e licenciados. Apesar da proposta ter surgido durante o período de pandemia, as coordenadoras e mestrandas intencionam prosseguir com a proposta no formato EAD.

 

  1. Cursos de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

 

Todos os cursos oferecidos ocorrem na modalidade EAD.

 

3.1.Deficiência visual – o curso de AEE-DV apresenta como objetivo capacitar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação pública, em   Atendimento Educacional Especializado, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade dos alunos com Deficiência Visual. Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-de-aperfeicoamento-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-saee-deficiencia-visual/

 

3.2.Deficiência Intelectual – o curso de AEE-DI visa ofertar formação continuada de professores da educação básica, possibilitando a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva. Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-de-aperfeicoamento-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-saee-deficiencia-intelectual/

 

3.3.Transtorno do Espectro Autista –o curso AEE-TEA, apresenta relevância, poisvisa atender as políticas de inclusão e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado. Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/curso-de-aperfeicoamento-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-saee-transtorno-do-espectro-autista/

 

3.4. Atendimento Educacional Especializado em Tempos de Pandemia  –

É perceptível em meio a pandemia por COVID-19 que estamos vivenciando, uma mudança brusca, tanto para os professores quanto para os estudantes, pois ambos para se comunicarem precisam utilizar como ferramentas os celulares e/ou os computadores e, com isso, o enfrentamento dos desafios técnicos e emocionais.Considerando as dificuldades já enfrentas pelos alunos apoiados pela Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, estas questões se ampliam nos tempos de ensino remoto em que a aproximação têm ocorrido via tecnologias da informação, recursos adaptados entre outros que tem viabilizado as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.

Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre a realidade vivenciada neste momento, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos, tais como, portfólios digitais, jogos digitais, quiz, uso do google classrom, ferramentas de acessibilidade como dosvox, NVDA, hand talk, Mcdaisy, worls wall, etc. ,Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/extensao-em-servico-de-atendimento-educacional-especializado-em-tempos-de-pandemia/

 

  1. Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do MEC-Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura (que estejam na primeira metade do curso) e promove a inserção destes estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, também estes bolsistas do programa. Este Projeto de Ensino – PIBID-UFPEL (2020-2024) – vincula-se ao Edital Capes N. 02/2020, cumprindo os critérios da nova política de formação de professores, lançada pelo MEC neste ano. Tem como objetivo geral, promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPEL.

 

  1. O Horto Botânico Irmão Teodoro Luis como veículo de educação e conservação ambiental

 

O Horto Botânico Irmão Teodoro Luis é uma área de proteção in situ que funciona como laboratório vivo para alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas.  O desenvolvimento deste projeto visa adequar os novos PPCs dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Ciências Biológicas às normas vigentes da curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFPel, onde várias disciplinas oferecidas nos dois cursos utilizarão este espaço para desenvolvimento inerenteàs suas ementas, e desta forma, contribuirá com laborações inovadoras, criativas e consistentes para uma mudança efetiva da realidade do ensino de ciências nas escolas públicas da região de abrangência da UFPel, assegurando ao nossos alunos uma vivência acadêmica equilibrada entre ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivo geral, planejar, executar e avaliar projetos no ensino de botânica e na educação ambiental, utilizando o Horto Botânico como espaço potencial para a construção de conhecimentos e de ações pedagógicas e sustentáveis.

 

Localização –

– Campus: Capão do Leão

– Prédio/Bloco: 25

– Sala: —

 

Contato –

Nome do responsável: Francele de Abreu Carlan, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Robledo Lima Gil

Email: francelecarlan@gmail.com; rita.cossio@gmail.com; robledogil@gmail.com

 

Equipamentos –

Data show

Geladeira

Computadores

Caixas de som

Televisão

Impressoras

Plano Gestão de Resíduos LENCIBIO