Propaganda de leite em pó com nutricionista

Leite-em-po-imagemjpg

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), comprometido com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, dos direitos da infância, do direito à saúde e zelando pela prática do nutricionista pautada na ética, manifesta-se contra a propaganda de uma multinacional que fabrica leite em pó e utiliza um nutricionista para divulgar os benefícios de sua marca. Para coibir tal situação, o CFN adotou as seguintes providências:

Encaminhou denúncia ao CRN de origem da profissional para averiguar sua regularidade e providências cabíveis, conforme as apurações;
• Solicitou ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (CONAR) que avalie as mensagens dúbias contidas na peça publicitária e adote o controle necessário.

O CFN reafirma sua posição intransigente em defesa da regulamentação da publicidade de alimentos e bebidas, especialmente, a direcionada ao público infantil. Alerta os nutricionistas para seu dever de atender às determinações do Código de Ética da profissão, principalmente no que se refere à regulação da proteção e defesa do consumidor (art. 6º) e aos limites e vedações na relação entre o exercício profissional e a publicidade.
O Conselho orienta a população a analisar criticamente as estratégias de marketing utilizadas pelas indústrias de alimentos para a persuasão dos consumidores. É comum as pessoas serem levadas a acreditar que os alimentos de uma determinada marca possuem qualidade “superior”, ou que tornarão o indivíduo mais “feliz”, “forte”, “amado” ou “saudável”.
O objetivo da publicidade pode ser mais comercial do que de promover a saúde da população. O aleitamento materno é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais e a alimentação adequada e saudável deve observar os aspectos biológicos e sociais do indivíduo, estar em acordo com as necessidades alimentares especiais, respeitar a cultura alimentar e as dimensões de gênero, raça e etnia, ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis, harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

Fonte: http://www.cfn.org.br/index.php/propaganda-de-leite-em-po-com-nutricionista/