Concurso Melhores Receitas recebe mais de 2,4 mil inscrições

10082015085144receitas_fnde_ok

Com uma variedade de pratos criativos e que representam bem cada região do país, o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar encerrou o período de inscrições com 2.433 receitas. Destas, 1.403 seguirão para a etapa estadual. A lista das selecionadas está disponível na página eletrônica do concurso.

O estado de São Paulo foi o que inscreveu o maior número de receitas. Foram 334, ao todo. Destaque também para Minas Gerais, com 312 pratos inscritos; Rio Grande do Sul, com 294; e Paraná, com 241. No nordeste, o campeão de inscrições foi o estado da Bahia, com 170 receitas típicas, em sua maioria, que vão de vatapá a moqueca de peixe.

Promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a competição busca valorizar o papel dos merendeiros e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. O concurso marca os 60 anos da alimentação escolar no Brasil.

A partir de agora, os jurados terão até 15 de novembro para selecionar até quatro receitas inscritas em seu estado. Todos os nutricionistas cadastrados junto ao FNDE, com registro válido no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), e todos os presidentes votantes dos Conselhos de Alimentação Escolar cadastrados no CAE Virtual poderão votar nas receitas durante as fases estadual e regional. O link está disponível na página eletrônica do concurso.

Na etapa nacional, quando as 15 preparações finalistas serão degustadas, o júri será composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do Concurso.

Mais informações sobre as etapas e os critérios de seleção podem ser obtidas no regulamento.

Fonte: http://goo.gl/zJJciO