A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel realizou no último dia 25/03 o “II Dia de Campo FAEM/UFPel”, apresentando as novas tecnologias geradas ininterruptamente pela FAEM, pelo corpo docente e discente dos cursos de Agronomia e Zootecnia, sendo o evento online, transmitido pelo Canal FAEM na plataforma YouTube com aceso pelo link: https://youtu.be/BhH59aoIG4I
O evento completo pode ser visualizado no link:
https://www.youtube.com/channel/UCXlEP49GleUL4JYQ6u1ZSUw/vídeos
Na estação destinada ao setor de máquinas agrícolas deste ano, o tema foi: Como o uso do grafite (lubrificante sólido) e a velocidade de semeadura afetam o estande na cultura do milho?
Durante o processo de implantação de uma lavoura, a semeadura é uma das operações de maior importância para o desenvolvimento do ciclo da cultura, tendo relação direta com os resultados finais. Tal importância gera, entre agricultores e pesquisadores, a busca pela otimização desse processo.
Um fator relevante é que o aumento da velocidade da semeadura é um dos aspectos que mais pode favorecer as falhas de deposição de sementes, o surgimento de deposições duplas e a diminuição de espaçamentos aceitáveis entre as plantas.
Além disso, o tratamento fitossanitário das sementes altera as características da superfície destas, atuando também como fator adicional no resultado da colheita. O aumento do atrito da semente prejudica a sua movimentação no depósito, no dosador e no condutor de sementes, tornando necessária a utilização de um lubrificante.
Assim, a utilização de grafite (lubrificante sólido) surgiu como uma ferramenta para melhorar o estande das plantas, através da melhora da fluidez das sementes com consequente redução do coeficiente de atrito, especialmente em sistemas de distribuição com o mecanismo dosador de disco alveolado horizontal de sementes, resultando em melhora significativa do aumento da porcentagem de espaços aceitáveis.