Shadow

Aplicação do DRUP no Loteamento PAC/Anglo em Pelotas/RS

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2021, foi aplicado pelo NAUrb na comunidade do Loteamento PAC/Anglo em Pelotas/RS o DRUP – Diagnóstico Rápido Urbano Participativo. O Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP) é uma ferramenta que indica um norte para as etapas de estudos e ações com a população, referentes a melhoria urbana e habitacional.

A ferramenta DRUP teve sua origem a partir do Diagnóstico Rápido Rural (DRR) e do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) realizados nas comunidades de baixa renda da África. O método evita o uso de pesquisas longas, de alto custo, coleta de dados em excesso e tardia produção de resultados, apresentando características de flexibilidade e interatividade, já que necessita da participação da comunidade em conjunto com os aplicadores.

O Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP) consiste num grupo de técnicas para coleta de informação que podem ser usadas por projetos de desenvolvimento para descobrir as principais características, os problemas prioritários que afetam a população e as possíveis soluções dentro da comunidade. O DRUP envolve uma nova abordagem sobre as comunidades em que o agente de desenvolvimento vai aprender da comunidade local. Isso significa estar com a população local, escutá-la, dialogar e juntos tentar solucionar os problemas.

Translate »