Musicalização Infantil

Constatamos que a musicalização para os crianças, trabalhada de forma lúdica, contribui sobremaneira para a formação de um ser sensível, exercita sua concentração, a organização de ideias, o raciocínio lógico, e ainda colabora no desenvolvimento do falar, escrever, agir e reagir. Consideramos a educação musical como um processo de construção do conhecimento, onde o resultado das vivências musicais realizadas na infância irá contribuir para desenvolver prazer, cultura e gosto musical duradouro nos futuros adultos (ILARI, 2002). Aplicamos isto em nossas estratégias, e percebemos isso nas manifestações das crianças, dos seus pais e/ou cuidadores. Nossos limites ainda referem-se a possibilidade de ofertarmos mais turmas e em outros níveis. Tencionamos realizar um trabalho de pesquisa, tendo como objetivo investigar os vários processos que constituem este fenômeno que merece ser explorado dentro do nosso curso de formação. Consideramos que a pesquisa, as leituras, discussões e reflexões fortalecem a nossa atuação, renovam as disposições e nos garantem uma atuação mais efetiva.

Objetivo Geral:

Despertar e desenvolver a percepção e a produção musical das crianças da comunidade; Promover uma maior interação entre a comunidade e a Universidade; – Transmitir o conhecimento musical através do canto, jogos musicais, movimentos, improvisação e execução musical; Desenvolver a percepção musical das crianças, bem como instigar a criação espontânea;

Metodologia:

Tratando-se do ensino de Música para crianças pequenas, até 4 anos de idade, as aulas consistem na sensibilização musical através de atividades práticas envolvendo canto, movimento, improvisação, execução musical, jogos e brincadeiras, resgatando o nosso patrimônio cultural através de rimas, lendas, parlendas, cantigas folclóricas, canções de ninar e de várias partes do mundo, obras de música erudita e canções inventadas, respeitando sempre o quadro de desenvolvimento físico, motor e cognitivo-musical das crianças em questão. Sempre que possível, as aulas seguem um mesmo roteiro, e são marcadas por uma canção inicial e uma canção de despedida. Ao final sempre há um momento de relaxamento. Os materiais utilizados pelas crianças são basicamente instrumentos de percussão, como caxixis, ovinhos, pandeirinhos, metalofones, entre outros, além de materiais alternativos, como bolas, bambolês, tecidos coloridos, baldes, etc.

Encontros:

Dia: XXXX

Horário: XXXX

Local: LABMUS – Sala 406 – Centro de Artes – Bloco 2