O Curso de Música Licenciatura visa formar professores de Música, com conhecimentos, competências e habilidades voltados a uma Educação Musical baseada em pedagogias ativas, centradas na criação, na apreciação e no fazer musical, capacitando-os para atuar na educação básica e em outros espaços de educação informal ou não formal de maneira a difundir a música como bem cultural da humanidade inalienável e preparando-os para dar continuidade aos estudos de Pós-graduação.
Competências docentes relacionadas à prática pedagógico-musical
● Dominar os conteúdos a serem ensinados, suas traduções em objetivos a serem alcançados além de suas transposições didáticas;
● Distanciar-se da dicotomia entre a teoria e a prática do ensino musical;
● Organizar e dirigir e avaliar situações de aprendizado musical diversas;
● Realizar planejamentos das aulas e as sequências dos mesmos;
● Apresentar-se disposto a modificar e refazer os planejamentos sempre que necessário;
● Realizar a avaliação dos alunos do tipo longitudinal, ou seja, no decorrer de todo o processo de desenvolvimento musical dos mesmos;
● Trabalhar sob uma preceptiva educacional afetiva, cognitiva, psicomotora e cultural
● Contextualizar o ensino de música oferecido com os contextos socio-econômico-cultural dos alunos.
Competências docentes relacionadas à aprendizagem dos alunos
● Proporcionar maior envolvimento possível dos alunos nas atividades propostas pelo professor;
● Relacionar as vivências musicais dos alunos, ocorridas dentro e fora da aula, ao ensino de música;
● Incentivar a participação dos alunos na aula de música;
● Incentivar um olhar mais crítico dos alunos sobre a realidade musical que os cerca e sobre músicas que não conhecem;
● Motivar o comprometimento do aluno no processo de sua própria aprendizagem;
● Possibilitar ao aluno diversas oportunidades de vivências musicais;
● Despertar e aguçar os alunos para a música;
● Propiciar envolvimento dos alunos em atividades curriculares e extracurriculares, dentro e fora dos ambientes da instituição de ensino;
● Motivar a participação e envolvimento das famílias dos alunos nas atividades musicais desenvolvidas.
Competências docentes relacionadas às instituições de ensino
● Compreender as formas de estruturação do sistema educacional de ensino;
● Reconhecer em sua prática pedagógica a função social da escola;
● Atuar politicamente na instituição onde trabalha;
● Fundamentar suas decisões políticas e pedagógicas;
● Fundamentar a relevância cultural, social, histórica e estética da educação musical na formação do ser humano.
Competências docentes relacionadas aos conhecimentos técnico-musicais e de linguagem musical
● Mobilizar seus conhecimentos de leitura e grafia musical;
● Utilizar fundamentos de composição e arranjo na realização de atividades de criação musical;
● Utilizar adequado gestual de regência para conduzir grupos instrumentais ou vocais;
● Interpretar repertório adequado às distintas faixas etárias dos alunos.