O Curso de Música Licenciatura visa formar professores de Música, com conhecimentos, competências e habilidades voltados a uma Educação Musical baseada em pedagogias ativas, centradas na criação, na apreciação e no fazer musical, capacitando-os para atuar na educação básica e em outros espaços de educação informal ou não formal de maneira a difundir a música como bem cultural da humanidade inalienável e preparando-os para dar continuidade aos estudos de Pós-graduação. 

Competências docentes relacionadas à prática pedagógico-musical 

● Dominar os conteúdos a serem ensinados, suas traduções em objetivos a serem alcançados além de suas transposições didáticas; 

● Distanciar-se da dicotomia entre a teoria e a prática do ensino musical; 

● Organizar e dirigir e avaliar situações de aprendizado musical diversas; 

● Realizar planejamentos das aulas e as sequências dos mesmos; 

● Apresentar-se disposto a modificar e refazer os planejamentos sempre que necessário; 

● Realizar a avaliação dos alunos do tipo longitudinal, ou seja, no decorrer de todo o processo de desenvolvimento musical dos mesmos; 

● Trabalhar sob uma preceptiva educacional afetiva, cognitiva, psicomotora e cultural

● Contextualizar o ensino de música oferecido com os contextos socio-econômico-cultural dos alunos. 

Competências docentes relacionadas à aprendizagem dos alunos 

● Proporcionar maior envolvimento possível dos alunos nas atividades propostas pelo professor; 

● Relacionar as vivências musicais dos alunos, ocorridas dentro e fora da aula, ao ensino de música; 

● Incentivar a participação dos alunos na aula de música; 

● Incentivar um olhar mais crítico dos alunos sobre a realidade musical que os cerca e sobre músicas que não conhecem; 

● Motivar o comprometimento do aluno no processo de sua própria aprendizagem; 

● Possibilitar ao aluno diversas oportunidades de vivências musicais; 

● Despertar e aguçar os alunos para a música; 

● Propiciar envolvimento dos alunos em atividades curriculares e extracurriculares, dentro e fora dos ambientes da instituição de ensino; 

● Motivar a participação e envolvimento das famílias dos alunos nas atividades musicais desenvolvidas. 

Competências docentes relacionadas às instituições de ensino 

● Compreender as formas de estruturação do sistema educacional de ensino; 

● Reconhecer em sua prática pedagógica a função social da escola; 

● Atuar politicamente na instituição onde trabalha; 

● Fundamentar suas decisões políticas e pedagógicas; 

● Fundamentar a relevância cultural, social, histórica e estética da educação musical na formação do ser humano. 

Competências docentes relacionadas aos conhecimentos técnico-musicais e de linguagem musical 

● Mobilizar seus conhecimentos de leitura e grafia musical; 

● Utilizar fundamentos de composição e arranjo na realização de atividades de criação musical; 

● Utilizar adequado gestual de regência para conduzir grupos instrumentais ou vocais; 

● Interpretar repertório adequado às distintas faixas etárias dos alunos.