CERQUEIRA, Fábio Vergara. PEIXOTO, Luciana da Silva. GEHRKE, Cristiano. Museu Etnográfico da Colônia Maciel. A trajetória de um equipamento cultural dedicado à memória da comunidade ítalo-descendente de Pelotas. Revista Memória em Rede, 2009.

GARCIA, Ticiane Pinto. Construindo a identidade local através de um museu étnico: relato de experiência em educação patrimonial. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História  ANPUH. Florianópolis, 2015.

GEHRKE, Cristiano. A utilização da fotografia como objeto expográfico. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2011.

GEHRKE, Cristiano. Valorização da memória étnica italiana: o caso Colônia Maciel/Pelotas-RS. Anais do XI Encontro Nacional de Historia Oral. Rio de Janeiro, 2012.

GEHRKE, Cristiano. Imigrantes italianos e seus descendentes na zona rural de Pelotas/RS: representações do cotidiano nas fotografias e depoimentos orais do Museu Etnográfico da Colônia Maciel. Programa de PósGraduação em Memória Social e Patrimônio Cultural  Universidade Federal de Pelotas [Dissertação de Mestrado] Pelotas, 2013.

GEHRKE, Cristiano. CERQUEIRA, Fábio. A morte em foco: análise da fotografia do bebê Otília Bonat. Cultura Histórica e Patrimônio: Alfenas, 2014.

NEIS, Fabiano. A imigração italiana através da história oral das ítalo-descedentes no Museu Etnográfico da Colônia Maciel – Pelotas/RS. Oficina do Historiador: Porto Alegre, 2014.

PANIS, Marcelo. OLIVEIRA, Melissa Ramos da Silva. Paisagem e arquitetura rural: o caso da região Pelotense/RS. Labor e Engenho: Campinas, 2008.

PANIS, Marcelo. Turismo, patrimônio cultural e desenvolvimento local: o distrito de Rincão da Cruz no município de Pelotas/RS. Programa de Pós-Graduação em Geografia.. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

PANIS, Marcelo. Circuitos turísticos Ítalo-descendentes : o uso contemporâneo das heranças culturais no sul e sudeste do Brasil. Programa de Pós-Graduação em Geografia. (Tese de Doutorado) Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2014.

PEIXOTO, Luciana da Silva. CERQUEIRA, Fábio Vergara. Museu e identidade ítalo-descendente na Serra dos Tapes, Pelotas/RS: o projeto do Museu Etnográfico da Colônia Maciel. Métis: história e cultura: Caxias do Sul, 2008.