Sobre o Projeto

O Projeto: “Revitalização do Museu Gruppelli”

O Museu Gruppelli, localizado no 7º Distrito de Pelotas, foi formalmente inaugurado em outubro de 1998. Os primeiros contornos do Museu foram delineados pela população local, por um grupo de empreendedores patrimoniais que se ocupou da coleta de objetos significativos para a memória local, objetivando preservar os modos de vida da zona rural.

O acervo do Museu compreende itens como a antiga cadeira de barbeiro local, fotografias, documentos, troféus do Grêmio Esportivo Boa Esperança, instrumentos agrícolas, utensílios domésticos, dentre outros. Em 2008, ano em que foi comemorado o décimo aniversário do Museu, houve uma forte demanda comunitária no sentido de revitalizá-lo. A comunidade solicitou apoio técnico-científico à Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do Curso de Bacharelado em Museologia, visando a recuperação da exposição e a gestão técnico-científica das coleções.

Foi criado, então, no mesmo ano, o projeto de Extensão “Revitalização do Museu Gruppelli”, que funciona ininterruptamente desde esta data. Atualmente o projeto se desdobra em três principais frentes de trabalho: concepção e montagem de exposições temporárias; desenvolvimento de atividades educativas e culturais, sobretudo com o público idoso e infanto-juvenil; e a pesquisa do acervo por intermédio de estudo dos itens da coleção e coleta de depoimentos.