TERMINAL RODOVIÁRIO ACOLHE EXPOSIÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO CEMITERIAL

O Terminal Rodoviário de Pelotas acolhe, no período de 4 a 18 de novembro, no setor de venda de passagens, a exposição itinerante ”Tende Misericórdia de nós: Um pranto pelo patrimônio cemiterial de Pelotas. A mostra é o resultado do trabalho dos alunos das disicplinas de Prática em Museus I do Bacharelado em Museologia da UFPel.

Preocupados com a perda iminente de um importante patrimônio da cidade de Pelotas, os alunos se propuseram, a partir de uma proposta das professoras das disciplinas, a se aprofundar no tema. “O Cemitério da Santa Casa de Pelotas possui uma riqueza em termos de patrimônio material e imaterial da sociedade pelotense, podendo ser tomado como universo de investigação e, sobretudo, de intervenção em favor da memória”, justificam.

Os 10 banners da exposição resultam de ampla pesquisa sobre o assunto patrimônio cemiterial, tentando mostrar para toda a região a relevância deste tema. A mostra foi inaugurada no dia 30 de outubro, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.
O projeto foi coordenado pela professora Noris Leal, contando com a participação de alunos que se envolveram nas diferentes etapas da realização. As fotografias são de Luiza Carvalho, Rejane Botelho, Solano Ferreira e Yasmin Gross Schinke. O evento tem como patrocinadores: Memorial Angelus Pax,
Marmoraria Nogueira, Agência da Arte, Nandagás. O apoio institucional é da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, IF-Sul e Eterpel.

Publicado em 05/11/2010, na categoria Uncategorized.