HUGUES DE VARINE EM PELOTAS

Depois de visitar os museus das colônias Maciel, Grupelli e Vila Nova, e de proferir palestra, na noite de segunda-feira(19), o professor francês Hugues De Varine, ex-diretor do Conselho Internacional dos Museus (Icom) e consultor internacional para assuntos do Desenvolvimento do Patrimônio, foi recebido nesta terça-feira, na Reitoria da UFPel, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Luiz Ernani Ávila, e pela coordenadora do programa Vizinhança, professora Luciane Kantorski.

De Varine estava acompanhado pelos professores Nóris Leal e Daniel Souza, do curso de Bacharelado em Museologia, e por um grupo de estudantes. Além das ações do Vizinhança, ele, que é um dos primeiros museólogos a tratar da museologia social e que já colaborou em intervenções de âmbito regional e local em países como França, Brasil e Portugal, veio conhecer na Universidade o projeto de construção de um museu comunitário na região, iniciativa inovadora liderada pela área de Museologia da UFPel.

Ainda nesta terça-feira, Hugues De Varine visitará o Centro de Cultura Afro-Brasileira do Clube Fica Ahí, mantido pela Biblioteca Negra de Pelotas (Binepel) – com 500 títulos, o Ponto de Cultura e pelo Ciclo de Conversas, que objetiva aproximar o público dos livros, ideias e pesquisas sobre cultura negra.

Fonte: CCS/UFPel

Publicado em 20/04/2010, na categoria Uncategorized.