LANÇAMENTO ESTADUAL DO PROJETO CAMINHO DOS MUSEUS

Será nesta terça-feira(10), às 9h, na Casa Trapaga Simões, Rua Barão de Santa Tecla, 408 – sede dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro, e Mestrado em Memória e Patrimônio – o lançamento estadual do Projeto Caminho dos Museus, que tem como participantes a museóloga Rose Miranda (Ibram) e Simone Monteiro, coordenadora do SEM/RS.Objetivos:
• O Projeto Caminho dos Museus tem o objetivo de percorrer o Rio Grande do Sul, buscando assessorar os museus que não estão registrados no Cadastro Nacional de Museus e no Sistema Estadual de Museus, auxiliando-os a realizarem seu cadastramento, tanto no âmbito federal quanto estadual.
• Com base nos resultados deste trabalho se produzirá o Guia dos Museus do Rio Grande do Sul, instrumento de consulta para estudo e turismo, servindo de instrumento de análise para qualificar futuras ações voltadas aos museus.

Missão:
• Constituir uma ação inovadora no Brasil, reunindo Governo Estadual, Governo Federal e Universidades, para atuarem em benefício dos museus.
• Congregar diferentes órgãos, com o fim de articular e dinamizar futuras atuações, possibilitando uma ação conjunta para o fortalecimento de políticas públicas para os museus.

Ações previstas:
• Oficina: capacitação dos alunos do curso de Museologia da UFRGS e UFPEL: no dia 10 de novembro, ministrada pela museóloga Rose Miranda, Coordenadora da Coordenação do Sistemas de Informação do IBRAM e responsável técnica pelo Cadastro Nacional de Museus. Local: no prédio do curso de Museologia da UFPEL.
• Palestra: Simone Flores Monteiro, Coordenadora do SEM/RS, falará sobre a importância do trabalho integrado entre a academia e o governo do Estado.

Instituições parceiras:
• Bacharelado em Museologia – ICH/UFPEL
• Sistema Estadual de Museus/SEM – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
• Bacharelado em Museologia – UFRGS
• Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM – Ministério da Cultura/MinC

Apoio:
• AD Costa Doce
• Conselho Municipal de Cultura de Pelotas
• Sistema Municipal de Museus de Pelotas

Publicado em 09/11/2009, na categoria Uncategorized.