Início do conteúdo
PROSPECÇÃO DE AQUÍFEROS SUBTERRÂNEOS

Prospecção de aqüíferos subterrâneos para reduzir ou eliminar problemas de estiagem e seca na região de Bagé (RS)

Resumo

Esse projeto de pesquisa pretende executar uma ampla prospecção de aqüíferos na região de Bagé (RS) para planejamento do uso racional da água subterrânea, com o objetivo de reduzir ou mesmo eliminar os problemas sociais advindos das crônicas estiagens e secas. A região de Bagé (RS) tem passado por períodos de longas estiagens e secas principalmente nas últimas 4-5 décadas, as quais estão relacionadas com os períodos de atuação do fenômeno La Niña. Esses períodos de estiagem/seca afetam, de modo mais veemente, o abastecimento público de água potável da população que vive nas sedes municipais e em distritos e vilas do interior dos municípios. Porém, nos períodos de seca, toda a produção agrícola e industrial tem sido severamente impactada. Nesses períodos, as municipalidades têm decretado sucessivos racionamentos e estados de emergência.

Os vários órgãos públicos encarregados de enfrentar as conseqüências das secas e as principais instituições de pesquisa não têm conseguido propor alternativas de menor custo e impacto à clássica construção de açudes. E, mesmo essa alternativa tem sido muito lentamente adotada. Ocorre que, a região de Bagé (RS) possui um relevo suavemente coxilhado (ondulado), sem grandes rios e sem vales profundos. Isso implica a construção de açudes de lâmina d´água rasa e de grande área superficial, que rapidamente têm seus níveis rebaixados devido à pequena entrada d´água (chuva e vazão dos pequenos rios) e à alta evaporação.

A região de Bagé está geologicamente localizada na borda da Bacia do Paraná e no flanco sul do Arco de Rio Grande. Isso significa que, na região de Bagé, estão expostas rochas cristalinas do embasamento (Escudo Sul-riograndense) e as rochas das formações sedimentares basais da Bacia do Paraná. Além disso, as rochas do embasamento cristalino e da Bacia do Paraná são cortadas por expressivas falhas regionais e por falhas subsidiárias menores. Dentro dessa condição geológica, dois tipos principais de aqüíferos podem ser vislumbrados: i) aqüíferos fraturados e ii) aqüíferos confinados em camadas sedimentares porosas.

Objetivos

Os objetivos desse projeto de pesquisa aplicada são:

1) mapeamento dos aqüíferos fraturados e dos aqüíferos confinados na região de Bagé (RS);                   2) caracterização dos controles geológicos e geofísicos dos aqüíferos fraturados e dos aqüíferos confinados subterrâneos na região de Bagé (RS);                                                                                                  3) propor a locação de poços tubulares profundos capazes de suprir a demanda por água potável para abastecimento público;                                                                                                                         4) elaborar um plano de gestão integrada de fontes superficiais e subterrâneas de recursos hídricos dirigida à redução ou eliminação dos problemas de abastecimento de água durante os períodos de estiagem prolongada ou seca.