Início do conteúdo
CURSO EXTENSÃO GEOESTATÍSTICA geoMS

O Curso de Extensão denominado “GEOESTATÍSTICA 2D E 3D com geoMS” ocorrerá no período de 06 a 11 de dezembro de 2012, no prédio da Engenharia Geológica – Engenharia de Petróleo – CST em Geoprocessamento da Universidade Federal de Pelotas (RS).

Carga horária total: 40 horas

Número de vagas: 30 vagas

Investimento: R$ 40,00 (quarenta reais)

LOCAL: Prédio da Alfândega, Pelotas (RS)

Ministrantes                                                                                                                                         – Prof. Dr. Carlos Alberto da Fonseca Pires (CCNE – UFSM)                                                                      – Prof. Dr. Adelir José Strieder (CDTec – UFPel)                                                                                       – Prof. Dr. Valmir Risso (CDTec – UFPel)

Objetivos:                                                                                                                                                   i) formação especializada em técnicas de estimativa de malhas e blocos por métodos geoestatísticos,         ii) aplicação de técnicas robustas de estimativa aplicadas à prospecção mineral e ao dimensionamento de reservas minerais.

Metodologia                                                                                                                                       O curso será essencialmente prático em laboratório de informática.   Importante baixar o software geoMS na pasta de DOCS PARA BAIXAR, instalar o software em seu computador   e trazer o computador para as aulas, de forma que o banco de dados possa ser processado em qualquer lugar em que o participante estiver e tiver disponibilidade adicional de tempo.

Método de avaliação                                                                                                                        A avaliação dos inscritos, para emissão dos certificados de participação e aproveitamento, ocorrerá por meio de presença de no mínimo 80% das atividades didáticas e elaboração/aprovação de relatório técnico das atividades desenvolvidas.

PROGRAMA                                                                                                                                       O Programa do Curso de Extensão “Geoestatística 2D e 3D com geoMS” pode ser baixado e examinado a partir da página DOCS PARA BAIXAR.

INSCRIÇÃO                                                                                                                                                                 A inscrição será feita até o dia 04 de dezembro próximo vindouro na secretaria do Curso Engenharia Geológica, Prédio da antiga Alfândega, Praça Domingos Rodrigues, 02 Porto Pelotas (RS)                                É necessário baixar o formulário de inscrição na página DOCS PARA BAIXAR, preencher eletronicamente, imprimir e assinar para entrega no momento da inscrição.

INVESTIMENTO                                                                                                                                                                Em retribuição ao investimento, será oferecido um (1) exemplar do livro intitulado “Geoestatística: caderno técnico”, impresso pela Editora UFSM, de autoria do ministrante