(por Felipe Soares)
No projeto Monitor das Eleições, do MIDIARS, temos acompanhado as campanhas digitais e realizado o monitoramento de suas páginas dos candidatos no Facebook e Instagram. Por isso, trazemos algumas análises sobre as eleições pelotenses e o que aconteceu nas mídias sociais durante o primeiro turno.
Com todas as urnas apuradas, teremos segundo turno em Pelotas. A atual prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) alcançou 49,74% dos votos e o segundo lugar foi de Ivan Duarte (PT), com 14,49%. Por meio do CrowdTangle, acompanhamos as páginas dos candidatos no Facebook e no Instagram. Nas mídias sociais, Paula Mascarenhas também foi a candidata que recebeu mais interações. Paula foi líder nas duas plataformas e recebeu mais de 135 mil interações.
Nas mídias sociais, o segundo lugar ficou com Fetter Jr., que foi o terceiro candidato mais votado (13,63%). Ele recebeu quase 80 mil interações na soma de Facebook e Instagram. Ivan Duarte, que está no segundo turno, foi o terceiro candidato com mais interações no Facebook e Instagram, com quase 40 mil. O gráfico abaixo detalha as interações de todos os candidatos no Facebook e no Instagram (Eduardo Ligabue, do PCO, não foi monitorado porque não possuía páginas públicas nas plataformas durante a campanha).
Como as interações nas mídias sociais se relacionam com votos? Para descobrir isso, fizemos um teste de correlação entre o total de interações e o total de votos dos candidatos. O coeficiente de correlação Pearson serve para analisar as correlações entre duas variáveis, ou seja, para identificar se quando uma aumenta, a outra também aumenta. O índice Pearson vai de – 1 (quando há uma correlação negativa perfeita, sempre que uma variável aumenta, a outra diminui) a 1 (quando há uma correlação positiva perfeita, sempre uma variável aumenta, a outra também aumenta), enquanto números próximos de 0 mostram independência das variáveis.
Os resultados do teste de correlação mostram que candidatos que receberam mais interações nas mídias sociais também receberam mais votos. A correlação entre a votação final e as interações no Instagram foi 0,877, que é considerada uma relação forte. No Facebook foi de 0,937, uma correlação muito forte. Considerando o total de interações nas duas plataformas a correlação foi ainda mais alta, 0,947. O teste de correlação não serve para apontar causa e efeito e nem para predizer resultados, mas apenas para mostrar que duas variáveis tendem a aumentar ou diminuir de maneira semelhante. Assim, interações nas mídias sociais não servem para prever os resultados, mas são bons indicadores dos candidatos que se destacam nas campanhas. O gráfico abaixo mostra os percentuais de interações totais e de votos, ilustrando a relação entre as duas variáveis.
Também analisamos que tipo de publicação funcionou melhor para os candidatos que vão disputar o segundo turno. No Facebook, Paula utilizou três tipos de publicações: fotos, vídeos nativos e lives. A maioria das publicações de Ivan também foram nestes três tipos, mas o candidato também publicou um link, um vídeo do YouTube e teve uma publicação apenas com status (texto). No total, Paula teve uma média de aproximadamente 685 interações por publicação no Facebook (em 159 publicações) e Ivan, de quase 160 interações (em 157 publicações).
Os dois candidatos registraram maior média de interações nas lives, mais de mil interações de média para Paula (em 9 lives) e aproximadamente 271 interações para Ivan (em 5 lives). Na relação entre fotos e vídeo, as fotos levaram vantagem, com média de quase 770 interações para Paula (94 publicações) e aproximadamente 163 interações para Ivan (82 publicações). Os vídeos nativos tiveram média de aproximadamente 492 interações para Paula (56 vídeos) e quase 149 interações para Ivan (67 vídeos). O gráfico abaixo detalha as médias por tipo de publicação.
No Instagram, Paula recebeu uma média de aproximadamente 462 interações por publicação (em 71 publicações) e Ivan, de 100 interações por publicação (em 149 publicações). Os candidatos fizeram quatro tipos de publicações no Instagram: fotos, quando apenas uma foto era publicada; álbuns, com um conjunto de fotos; vídeos, com vídeos curtos publicados na linha do tempo; e IGTV, ferramenta do Instagram que permite a publicação de vídeos mais longos em espaço específico.
Para Paula, foram as fotos (10 publicações) que geraram mais interações, com aproximadamente 714 de média. Em seguida, aparecem os álbuns (28 publicações), com aproximadamente 525 interações de média. As publicações de IGTV (22) geraram quase 371 interações de média e os vídeos (11), aproximadamente 255 interações de média.
Para Ivan, foram os álbuns (22 publicações) que alcançaram maior média de interações, com aproximadamente 159 de média. Eles foram seguidos pelos vídeos (28 publicações) com média de 104 interações, fotos (63) com média de quase 90 interações e IGTV (36), com média de quase 80 interações. O gráfico abaixo detalha as comparações entre os candidatos.
Quer saber mais sobre as propostas de Paula e Ivan e como vai a campanha durante o segundo turno? Temos um live display com monitoramento em tempo real das páginas dos candidatos no Facebook e Instagram. Acompanha lá!