Os pesquisadores do laboratório MIDIARS participaram, entre os dias 5 e 8 de dezembro, de uma série de atividades de internacionalização. O grupo recebeu a visita do professor Dr. Marco Bastos, Astra Fellow na Escola de Comunicação e Informação da University College Dublin e Senior Lecturer da City of London, para o encerramento do projeto de internacionalização da FAPERGS no PPGCOM/UFRGS, focado em Desinformação. Além de uma aula aberta para a comunidade e de dois seminário de métodos, os pesquisadores participaram de uma série de reuniões para o planejamento de artigos e parcerias futuras com o professor visitante.
Na segunda-feira, 5, a coordenadora do Midiars, Raquel Recuero, apresentou o seminário “Introdução à análise de redes”, onde retomou conceitos fundamentais para a pesquisa em plataformas digitais. Na noite do dia 5, foi realizada uma aula aberta para a comunidade, com o professor Marco Bastos, intitulada “Desinformação como contrato social: notas sobre a realidade do consenso”. Bastos abordou alguns dos grandes desafios e paradoxos relacionados à desinformação na sociedade contemporânea e como a pesquisa pode contribuir para mitigar o problema.
Na terça-feira, 6, o professor Marco Bastos conduziu o seminário “Métodos Digitais – Desve
ndando o Twitter”, onde apresentou uma introdução à linguagem R, com métodos de pesquisa específicos para o estudo e extração de dados do Twitter e do TikTok para a análise de rede social.
Nos dias 7 e 8 os pesquisadores participaram de reuniões e rodadas de orientação individual com os professores Raquel Recuero e Marco Bastos. Nesses encontros, além da discussão de teses e dissertações, foram encaminhados diversos artigos e projetos futuros para o Midiars. A última visita de Bastos ao Midiars, em 2019, resultou em diversos artigos e também na ida de um dos pesquisadores do grupo para Dublin, onde atualmente desenvolve o seu doutorado.
Todas as atividades desta semana foram proporcionadas pelo Edital de Internacionalização da FAPERGS e encerraram o ciclo de intercâmbio com a University College Dublin com a promessa de parcerias futuras.