Esta semana saiu o e-book “Linguagem, Tecnologia e Ensino” organizado pelos professores Roberta Caiado e Vilson Leffa. O e-book tem um capítulo escrito por Raquel Recuero e Elisa Stumpf, pesquisadoras do MIDIARS e do PPGL/UFPEL e trata de “Características do Discurso Desinformativo no Twitter: Estudo do discurso antivacinas do Covid-19”.
Neste artigo, as autoras analisam as estratégias de legitimação discursos prevalentes no espalhamento do discurso antivacina do Covid-19, mostrando como no Twitter (entre agosto e dezembro de 2020), a vacina é politicamente enquadrada (vacina do Doria) e construída como “comunista” e “chinesa” como elementos negativos. O discurso antivacina neste caso específico está ancorado em um contexto macro que legitima a narrativa através de referências a um enquadramento político, onde tomar ou não vacina significa apoiar ou não um viés político-partidário. A principais estratégias de legitimação refletem uma autorização moral (enquadrando essas atitudes antivacina como uma cruzada moral) e de mitopoesia, que utilizam historietas e narrativas anedóticas para construir um discurso de “bem” x “mal”. A possível obrigatoriedade e o antagonismo entre os discursos pró vacina e antivacina também são discutidos.
O livro também conta com vários outros textos de linguagem, texto e ensino. Há vários capítulos relevantes para quem estuda linguagem e mídia digital, incluindo “Aspectos Multimodais nas Redes sociais Virtuais” do Robson Oliveira, “Relações Dialógicas nos Memes:Como a carnavalização e o riso contam a história política no Brasil de 2019” de Francilene Cavalcante e “Práticas contemporâneas de leitura: o que temos a aprender com ‘fake news'” de Beatriz Cruz e Valdir Silva. Ele está disponível para download aqui.
A coleção também conta com outro livro da área de Linguística, “Linguagem, Variacao e Estrutura, organizados por Carmen Matzenauer (pesquisadora do PPGL/UFPEL) e Demerval da Hora, com diversos textos sobre aquisição e variação da linguagem, disponível também aqui para quem se interessar.