Monitoramento Eleições para a Reitoria da UFPEL

O laboratório há algum tempo vem monitorando as campanhas eleitorais e a participação política através da mídia social com o projeto “Monitor das Eleições”(desde 2012).  Este ano também vamos monitorar as eleições municipais, porém com o acréscimo de novas ferramentas, como o CrowdTangle.  Em preparação para entendermos um pouco melhor como acontecem as campanhas  online nesse momento de pandemia, iniciamos o processo com a Eleição para a reitoria da UFPEL.
 
E para que todo mundo possa também participar do processo, pessoal do #MIDIARS criou no CrowdTangle uma dashboard pública onde dá para acompanhar como estão performando as chapas para a reitoria na mídia social (Instagram e Facebook). Confiram lá as chapas, suas páginas e as postagens publicadas!
Atenção: A dashboard apenas mostra o que as chapas publicaram e a interação das audiências com o conteúdo. Não se trata de pesquisa eleitoral, pois não há nenhum tipo de interferência nossa nos dados. O CrowdTangle apenas sistematiza os dados do Facebook e do Instagram. Também é importante observar que algumas chapas iniciaram a partir de páginas pré-existentes, o que indica que já tinham uma audiência prévia, enquanto outras ainda estão construindo audiência.