#Debate SBT: Análise

por Felipe Bonow Soares

No dia 26 de setembro a SBT (em parceria com Folha de S. Paulo e Uol) transmitiu mais um debate entre os presidenciáveis. Participaram Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). O debate iniciou às 17h45 e terminou pouco antes das 19h25. Durante este período ocorreram três blocos de perguntas e respostas. Para mais uma análise sobre a repercussão do debate no Twitter, foram realizadas quatro coletas com o auxílio do software NodeXL. A primeira às 17h45, para observar a mobilização prévia. As outras três ao final de cada bloco (18h15, 18h40 e 19h25). O termo utilizado na coleta de dados foi #DebateSBT.

Nesta análise, foram observados dois tipos de redes a partir de cada conjunto de dados selecionado. A primeira análise observa a rede e o uso de menções e RT, possibilitando observar a mobilização das militâncias dos candidatos e quais páginas repercutiram mais. No segundo tipo de rede, todos os tweets de cada uma das coletas foram extraídos e foi realizada uma análise de conteúdo, identificando os termos mais frequentes e as co-ocorrências entre eles (quando aparecem juntos no mesmo tweet), utilizando para isto o site textrometrica como ferramenta de auxílio. Para esta análise, foram selecionados entre os termos dos tweets: 1) nomes dos candidatos; 2) nomes de partidos; 3) nome de veículos de mídia; 4) nomes de outros políticos e usuários mencionados na conversação; e 5) hashtags.

Nos dois tipos de redes as métricas analisadas foram grau e modularidade. Na rede de menções e RT, o grau de entrada (representado pelo tamanho do nó) serve para mostrar as contas que mais repercutiram na conversação, enquanto na rede de conceitos, o grau (também representado pelo tamanho do nó) mostra os termos que foram mais utilizados em conjunto com outros. Nas duas redes, a modularidade mostra nós que estavam mais conectados, possibilitando a identificação de grupos de usuários (na rede de menções e RT) ou termos (na rede de conceitos) que possuem conexões mais densas entre si. Na rede de conceitos ainda é possível observar o peso das arestas (conexões), que indica os termos mais frequentes na rede (quando observado o peso da conexão com a hashtag utilizada para coleta – #DebateSBT).

Redes pré-debate (17h45):

O destaque nas duas primeiras redes vai para a mobilização de militantes de Ciro Gomes. Além de nó com maior grau de entrada na rede de menções, diversas hashtags de apoio ao candidato aparecem na rede de conceitos. Mais do que isso, #ciro12 é o termo com maior peso de aresta da rede, acompanhado em seguida por #uolnasurnas, #cironosbt e menções a Ciro Gomes. Ou seja, dos quatro termos mais mencionados na conversação, duas são hashtags de apoio a Ciro Gomes e um é o próprio candidato. Isto demonstra a mobilização de sua militância a seu favor. Aparecem ainda hashtags de outros candidatos, assim como seus nomes, mas com menor destaque.

Redes ao final do primeiro bloco (18h15):

Ao final do primeiro bloco, Ciro Gomes continuava com bastante destaque na rede. Seu usuário do Twitter era o nó com maior grau de entrada na rede de menções e, na rede de conceitos, #ciro12 seguia como a aresta de maior peso em relação a #DebateSBT e menções a seu nome com o terceiro maior peso. Quem também ganhou destaque foi Cabo Daciolo, que cresceu na rede de menções e se tornou o nó com o segundo maior peso de aresta na rede de conceitos. Ou seja, ainda que sem a característica de militância (como no uso das hashtags de apoio a Ciro Gomes), Daciolo passou a se destacar na rede, com muitos usuários falando sobre o candidato. Também é interessante mencionar a presença de outros políticos na rede de conceitos, como Michel Temer, Renan Calheiros e Lula, que foram citados no debate entre os candidatos.

Redes ao final do segundo bloco (18h40):

Na rede de menções, Ciro Gomes perdeu espaço para Fernando Haddad, que aparece também associado aos nomes de Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer (mencionados durante o debate na TV). Importante mencionar que na rede de menções aparece o usuário @aosfatos que verificava as declarações do candidato ao vivo, em parceria com a transmissão do debate. Isto demonstra que o fact checking das afirmações dos candidatos também repercutiu nas conversações.
Na rede de conceitos, quem acabou se destacando ainda mais durante o segundo bloco foi Cabo Daciolo, que se tornou o nó com maior peso de aresta na relação com #DebateSBT. A #ciro12 passou ao segundo lugar e menções a Ciro Gomes permaneceram em terceiro. Em quarto e quinto aparecem respectivamente as menções a Marina Silva e Fernando Haddad. Este, apesar de ter seu usuário como mais mencionado, não atingiu tamanha repercussão nas outras menções a seu nome (sem reproduzir o usuário do Twitter). Mais uma vez, Temer, Calheiros e Lula estão entre os conceitos mais frequentes, agora acompanhados pelo nome de Aécio Neves (todos também mencionados pelos candidatos no debate).

Redes ao final do debate (19h25):

Na rede de menções ao final do debate se destacam associados Guilherme Boulos e Cabo Daciolo. Este também é, mais uma vez, o conceito que possui maior peso de aresta com #DebateSBT (desta vez com grande distância aos outros conceitos, indicando que o termo gerou grande repercussão nas conversações). Isto se deve principalmente ao debate entre os dois candidatos ocorrido no terceiro bloco. Na troca de perguntas e respostas com Guilherme Boulos, Cabo Daciolo mandou beijo para sua mãe e para sua esposa e disse amar todas as mulheres brasileiras. O episódio gerou muito conteúdo irônico/humorístico na rede de conversação no Twitter, fortalecendo o destaque ao candidato do Patriota durante o debate (que já vinha sendo destacado em tweets com teor humorístico).

A #ciro12 e menções a Ciro Gomes seguiram como segundo e terceiro nós com maior peso de aresta com #DebateSBT, mostrando que a militância do candidato se manteve ativa até o final do debate. Desta vez, quem aparece em quarto é Guilherme Boulos, devido ao acontecimento mencionado acima. Já na rede de menções, @aosfatos novamente aparece com seu trabalho de fact checking ao vivo durante o debate.

O que isso quer dizer?

Algumas conclusões podem ser destacadas a partir do que foi observado nas redes que representam as conversações durante o #DebateSBT. Cabo Daciolo alcançou grande destaque durante o debate, especialmente na repercussão (humorística) de suas declarações. A candidatura de Daciolo parece ter se tornado uma espécie de meme nas conversações do Twitter. É interessante observar que não surgem hashtags de apoio ao candidato e ele sequer tem destaque em função de sua militância nos momentos prévios ao debate, mas sua participação acaba gerando enorme repercussão durante as discussões entre os candidatos.

Por outro lado, quem mostra forte presença de militância é Ciro Gomes. O candidato apareceu em destaque antes do início do debate e durante este, tendo sempre seu nome e hashtags de apoio entre os termos mais mencionados nas conversações. Os outros candidatos não mostraram presença tão estável de sua militância, de forma que hashtags como #haddadélulanosbt, #boulosnosbt, #geraldo45 e #marinanodebatesbt aparecem com menor destaque nas conversações.

Destaque também para políticos como Michel Temer, Renan Calheiros, Lula e Aécio Neves, que surgem entre os termos mais utilizados nas conversações quando são mencionados pelos candidatos em perguntas ou respostas. A presença deles entre os conceitos mais frequentes da rede reforça o uso do Twitter como segunda tela, quando usuários assistem o debate (na televisão ou mesmo em plataformas como Twitter e Youtube) e usam o Twitter para comentar sobre o que acontece.