#DebateAparecida: A presença fez diferença

por Felipe Soares

A TV aparecida transmitiu ontem, 20 de setembro, mais um debate entre os presidenciáveis. O debate teve início às 21h30. Como destaque, este foi o primeiro debate que Fernando Haddad (PT) participou, após assumir a cabeça da chapa com a impugnação da candidatura de Lula. Jair Bolsonaro (PSL), hospitalizado, não participou, bem como Cabo Daciolo (Patriota), que alegou conflito de agenda.

Assim como no debate da RedeTV!, em 17 de agosto, foram coletados tweets que utilizaram a hashtag oficial do debate (#DebateAparecida) ao longo da transmissão. As coletas ocorreram a cada 30 minutos: 1) 22h, no início do segundo bloco; 2) 22h30, ao final do segundo bloco; 3) 23h, próximo ao final do terceiro bloco; 4) 23h30, no meio do quarto bloco; 5) meia noite, no início do quarto bloco; e 6) 0h30, minutos após o final do debate. Para a coleta de dados foi usado o NodeXL.

As características das redes seguem o que já foi visto em debates anteriores. Há muito uso do Twitter como segunda tela, gerando diversos tweets periféricos ao núcleo da rede, onde aparecem os candidatos. A dificuldade de fazer as mensagens dos candidatos circular em redes mais amplas também parece ter se mantido, já que a métrica de modularidade (que permite identificar grupos de interação mais densos e verificar também o quanto de trocas há entre os módulos) se manteve alta. Em todas as redes, a modularidade ficou em torno de 0,7. Isto mostra que há interação dentro dos módulos, mas raramente as conexões criam “pontes” entre estes grupos, mantendo-os estruturalmente mais isolados. Assim, as mensagens dos candidatos tendem a reverberar apenas nas redes de seus militantes.

Alguns aspectos específicos do #DebateAparecida também podem ser destacados.

  • Fernando Haddad, participando pela primeira vez de um debate, alcançou durante toda a transmissão grande destaque na rede, mantendo-se sempre entre os nós com maior grau de entrada (aqueles que receberam mais menções e RT no Twitter). Em outros debates, Lula, então apresentado como candidato do PT, aparecia geralmente de forma periférica, enquanto Haddad raramente alcançava algum destaque. Lula e Dilma Rousseff apareceram desta vez associados a Haddad em alguns momentos da conversação, principalmente mais próximo ao final do debate.
  • Guilherme Boulos (PSOL) novamente contou com uma militância bastante ativa e continuou entre os nós com maior grau de entrada das redes.
  • Da mesma fora, Ciro Gomes (PDT) se consolidou como um dos candidatos mais comentados durante o debate.
  • Os outros candidatos participantes, Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), oscilaram na forma como apareciam nas conversações, em alguns momentos com destaque e em outros com pouca visibilidade.
  • Jair Bolsonaro (PSL), que costumava ter grande visibilidade durante os debates, desta vez apareceu de forma periférica durante a maior parte do tempo. O candidato só alcançou alto grau de entrada nas últimas duas redes, quando foi citado no debate por Marina Silva, Henrique Meirelles e Guilherme Boulos. Neste momento, parte de sua militância se tornou mais ativa e o candidato voltou a aparecer em destaque. Ainda assim, é interessante observar que a ausência do candidato, que está hospitalizado, diminuiu bastante a repercussão de seu nome no Twitter.
  • Cabo Daciolo (Patriota), que também costumava ter reverberação de seu nome em consequência de sua participação nos debates, acabou apagado das conversações em função de sua ausência.
  • João Amoêdo (NOVO) também costumava ter militância bastante ativa, especialmente antes do início dos debates, já que não participa destes (visto que seu partido não conta com pelo menos cinco parlamentares no Congresso). Desta vez, porém, o candidato aparece de maneira bastante periférica apenas na primeira rede, desaparecendo nas seguintes.

Deste modo, destaca-se a importância da presença dos candidatos no debate para maior visibilidade na rede.  Candidados presentes acabam por tornar-se os mais comentados, e ganham visibilidade também na rede. Aqueles que não participaram, entretanto, ou não receberam o destaque usual nas conversações ou não apareceram.

Grafo 1: 22h

Grafo 2: 22:30

Grafo 3: 23h

Grafo 4: 23:30h

Grafo 5: 00h

Grafo 6: 00:30h