O segundo debate entre os presidenciáveis das eleições de 2018 ocorreu ontem, 17 de agosto, na RedeTV!. A hashtag de divulgação do debate foi #DebateRedeTV. Com o objetivo de compreender como se organizaram as redes de militantes e a conversação em torno do debate em seu decorrer, foram coletados tweets que utilizaram a hashtag em cinco momentos: ao início do debate e ao final de cada um dos quatro blocos. Cada uma destas coletas foi utilizada para formar uma rede de interações entre os usuários.
Por meio desta análise, foi possível identificar a presença de militantes engajados nas campanhas dos candidatos, mas que não conseguiram circular seus discursos em outros espaços. Ou seja, ainda que os militantes tenham participado ativamente, acabaram “pregando para convertidos” na maior parte do tempo.
Os detalhes destas análises podem ser observados em cada uma das redes abaixo. Duas métricas foram observadas na análise: 1) grau de entrada, que mostra os usuários que receberam mais menções e RT; e 2) modularidade, que identifica a formação de grupos entre os nós da rede que possuem conexões mais densas. Na representação visual das redes, o tamanho dos nós caracteriza o grau de entrada (quanto maior o nó, maior sua visibilidade na rede) e as cores dos grupos indicam os módulos.
Mobilização prévia ao debate
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A primeira rede é formada por 3498 tweets e 2869 usuários. Ela foi coletada às 22h, no início do debate. Assim, representa a mobilização prévia ao debate. O grau médio é baixo: 2,438 – indicando poucos RT e menções. Isto é refletido no núcleo central da rede (representado acima) que possui apenas 21,61% dos usuários da rede. Estes são principalmente veículos de mídia, os próprios candidatos e militantes.
A modularidade da rede é alta (0,721) indicando que há pouca circulação entre os módulos. Ou seja, aquilo que é dito por um grupo não sai dele, caracterizando o que muitos autores têm apontado como “bolha” ou câmara de eco. Basicamente, significa que aquilo que a militância de um determinado candidato publicou e repassou não saiu do grupo da própria militância.
Neste primeiro momento, é possível identificar articulação mais presente em torno de três candidatos que participaram do debate: Jair Bolsonaro, no cluster verde; Guilherme Boulos, no grupo azul; e Ciro Gomes, no módulo preto. Além deles, João Amoêdo, que não participou do debate, também alcança maior visibilidade, presente no cluster roxo. Da mesma forma, Lula aparece no módulo preto, também tendo repercussão na rede.
Primeiro bloco
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A segunda rede foi coletada às 22h55, final do primeiro bloco. Possui 11396 tweets e 10745 usuários. O grau médio é novamente baixo (2,121) e o núcleo central (na imagem da esquerda) é formado por uma porcentagem ainda menor de usuários em comparação com a primeira rede – aproximadamente 7%. Por isto, se pode ver na imagem da direita (onde está a rede completa) um alto número de nós na periferia do grafo, sugerindo a alta frequência de usuários que comentaram sobre o debate sem interagir com outros ou interagindo com poucos. Este fenômeno pode ser causado pelo uso do Twitter como segunda tela (para comentar o debate que ocorria na televisão, a primeira tela). A modularidade também se manteve alta (0,702), mostrando que o início do debate ainda não gerou maiores interações entre os módulos. Ou se, continuamos com uma imagem onde cada grupo comenta unicamente dentro de si mesmo. Isso mostra que o debate falha em gerar uma conversação mais ampla.
Mais uma vez, Bolsonaro (módulo verde) e Boulos (roxo) aparecem em destaque. Desta vez, Ciro Gomes (cluster azul) tem menos visibilidade, assim como Amoêdo (grupo azul água, na parte inferior do grafo) e Lula (módulo cinza conectado ao cluster onde está Boulos, na parte esquerda superior do grafo). Já Cabo Daciolo (módulo preto) aparece com maior destaque, mostrando que apesar da ausência de militância prévia, sua participação gera comentários na rede.
Segundo bloco
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A terceira rede, formada ao final do segundo bloco (23h25), mantém a estrutura da anterior, também com um grande anel de usuários na periferia do núcleo central acima representado. A rede tem 11985 tweets e 10808 usuários. O grau médio é 2,218, a modularidade é 0,724 e o núcleo central da rede tem pouco mais de 10% dos usuários.
Boulos (cluster verde) e Bolsonaro (roxo) continuam com sua militância bastante ativa, alcançando os maiores graus de entrada da rede. Ciro Gomes (módulo azul) volta a aparecer com mais destaque, associado também a Geraldo Alckmin. Esta proximidade entre os dois é causada em função dos diversos debates diretos entre os candidatos do durante o debate e, especificamente, neste bloco. Assim como a presença do jornalista Reinaldo Azevedo na rede se dá por sua participação no segundo bloco (em que jornalistas perguntavam aos candidatos) e sua presença no mesmo módulo de Bolsonaro se deve a pergunta sobre economia que realizou ao candidato. Álvaro Dias (grupo cinza) também aparece pela primeira vez com mais destaque no núcleo central da rede.
Terceiro bloco
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A quarta rede foi formada ao final do terceiro bloco (meia noite). Possui 11071 tweets e 10338 usuários. Tem grau médio de 2,124 e modularidade 0,662. No núcleo central estão aproximadamente 9% do total de usuários. A rede conserva, portanto, as características das anteriores.
Desta vez, porém, Marina Silva (módulo verde) aparece com maior destaque. Sua visibilidade está relacionada com a intervenção que realizou questionando a posição de Bolsonaro (cluster roxo) sobre a diferença de salários entre homens e mulheres e a participação de mulheres na sociedade. Também por isto os nós aparecem próximos na representação da rede e esta é a razão para a diminuição na modularidade desta rede (ainda que continue consideravelmente alta). Boulos (grupo azul) continua com participação de sua militância, já os outros candidatos acabaram mais apagados nesta rede.
Final do debate
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A última rede é formada por tweets coletados ao final do debate (0h15). Ela possui 12102 tweets e 10940 usuários. Seu grau médio é 2,212, sua modularidade é 0,694 e no núcleo central estão aproximadamente 12% dos usuários, com especial destaque para o cluster roxo formado por Bolsonaro e sua militância, que possui 4,31% dos nós da rede.
Nesta rede os módulos estão, em geral, definidos em torno de um candidato. Isto se explica pelo formato do último bloco, em que os candidatos apenas realizaram suas considerações finais e não houveram interações entre eles. Além de Bolsonaro no módulo roxo, a maioria dos outros candidatos está distribuída entre os clusters em conjunto com suas militâncias: Marina Silva no grupo verde, Boulos no preto, Ciro Gomes no verde água e Cabo Daciolo no cinza. Já Alckmin, Henrique Meireles e Álvaro Dias aparecem no módulo azul. Aparecem ainda na rede João Amoêdo, no cluster vermelho (à direita do grafo) e Lula, na parte inferior do grafo (grupo cinza).
O que isso significa?
A continuidade de estrutura da rede ao longo do debate sugere dificuldade dos candidatos e militantes em expandir sua rede de apoio. As conexões destes se limitam aos que já estão engajados na campanha, gerando grupos isolados (como mostraram os altos índices de modularidade). Ou seja, o discurso destes usuários não consegue alcançar outros grupos. Vemos, assim, grupos altamente engajados, porém que não conseguem “falar” com outros grupos.
O fenômeno de segunda tela também esteve bastante presente. Uma de suas manifestações está na presença mais visível de Marina Silva na quarta rede, por exemplo – assim como a presença do jornalista Reinaldo Azevedo na terceira rede, que participou perguntando aos candidatos. O uso da segunda tela também gerou grande número de tweets isolados, que mostraram o esvaziamento dos núcleos centrais dos grafos e a formação de grandes anéis periféricos em torno destes – como o apresentado na segunda rede.
Destaque também para a forte mobilização de Bolsonaro e Boulos na rede. Seus militantes estiveram entre os mais engajados, de forma que os dois sempre alcançaram altos graus de entrada nas redes. Ciro Gomes também gerou mobilização prévia ao debate e durante este teve oscilações no engajamento de seus militantes. João Amoêdo foi outro que apareceu em destaque na primeira rede, mas sua ausência no debate não foi capaz de sustentar sua presença mais central na rede. Lula também apareceu com alguma visibilidade ao início do debate, porém manteve-se sempre periférico nas conversações durante o debate. Isso mostra que o candidato não consegue mobilizar audiência em torno do seu nome por não estar participando ativamente do debate. Fala-se dele, porém à margem da discussão central. Cabo Daciolo, por outro lado, alcança maior visibilidade quando está participando ativamente no debate, assim como Marina Silva. A ausência desses candidatos das redes pode mostrar uma desmobilização de sua militância em torno de seus nomes.
(Felipe Bonow Soares – doutorando UFRGS)
Crawling e análise realizada com o NodeXL
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