V SIDTS

DESIGNAÇÕES VISUAIS EMERGENTES configura a temática para a quinta edição do Seminário Internacional Design, Tradição e Sociedade (SIDTS) estruturada a partir de três eixos transversais complementares, a saber:
1. Des | Materialização do design;
2. Memória e Identidade das artes gráficas;
3. Gestão e Tecnologias da informação.

Programação 2021

QUA – 01/09

QUI – 02/09

SEX – 03/09

ACESSO (manhã) Youtube: https://bit.ly/5sidts1m
Facebook: https://bit.ly/5sidts1mF
Youtube: https://bit.ly/5sidts2m
Facebook: https://bit.ly/5sidts2mf
Youtube: https://bit.ly/5sidts3m
Facebook: https://bit.ly/5sidts3mF

10h

COMUNICAÇÕES:

Design Gráfico e a pandemia de COVID-19: a contribuição de 3 projetos
Fabiano de Vargas Scherer, Priscila Zavadil


Proposições visuais para análise de tendências: modelo conceitual para o Fashion Lab – Coletivo Criativo a partir da gestão visual de projetos
Alessandro Mateus Felippe, Sandra Regina Rech


Imersão e recursos da interface digital do website Van Gogh Museum
Luana Cervinski, Berenice Santos Gonçalves, Richard Perassi Luiz de Sousa

COMUNICAÇÕES:

Memórias do design digital gaúcho: Prefeitura de Porto Alegre
Fernanda Hoffmann Lobato, Tânia Luisa Koltermann da Silva


Individualismo romântico: aproximação com o campo do Design
Paulo Vieira da Silva Magalhães, Alberto Cipiniuk


Aires do Porto. Ponto. (entrevista sobre território e design de identidade)
Lúcia Bergamaschi Costa Weymar

COMUNICAÇÕES:

A memória em artefatos visuais: ex-líbris e pinturas
Marcia Della Flora Cortes, Natalia Vanessa Ramirez Pena


Construtivismo: arte, fotografia e revolução
Gabriela Machado Peçanha, Maria do Carmo Gonçalves Curtis


Design editorial pelotense no início do século XX: análise gráfica das capas dos livros de João Simões Lopes Neto
Thaís Cristina Martino Sehn, Maria Do Carmo Gonçalves Curtis, Marcos da Costa Braga


11h30
    ABERTURA DA EXPOGRÁFICA:
exposição dos pôsteres
ACESSO
(tarde)
Youtube: https://bit.ly/5sidts1t
Facebook: https://bit.ly/5sidts1tf
Youtube: https://bit.ly/5sidts2t
Facebook: https://bit.ly/5sidts2tf
Youtube: https://bit.ly/5sidts3t
Facebook: https://bit.ly/5sidts3tf

14h

Abertura oficial

14h30

CONFERÊNCIAS:

Memória gráfica e arte digital autoral na pandemia
Dra. Helena de Barros


As tecnologias digitais e os acervos culturais na web: aspectos da salvaguarda e da comunicação na cultura digital
Dra. Renata Cardozo Padilha

CONFERÊNCIAS:

Quão longe é longe o suficiente? Design para distanciamento físico durante a pandemia
Dra. Milena Radzikowska
Dr. Stan Ruecker
[conferência em inglês]


A visualização de dados e a descoberta do conhecimento
Dr. Juan Salamanca

[conferência em espanhol, com slides em inglês]

CONFERÊNCIAS:

Outras Histórias do Design Gráfico Brasileiro: a prática do letreiramento popular em Pernambuco
Dra. Maria de Fatima Waechter Finizola


Peregrinação para um alfabeto – a jornada de um aprendiz compositor tipógrafo
Dr. Jorge dos Reis


16h30

LANÇAMENTO DE LIVROS:

Histórias do Design do Rio Grande do Sul


Histográfica Pelotense II

 

 

Inscrições

O evento será virtual e as inscrições são gratuitas a todos os participantes.
As modalidades de participação são: apresentador de trabalho (com comunicação em sala de webconferência), apresentador de  pôster (versão digital publicada na internet e sem comunicação) e ouvinte.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Sobre

Evento interdisciplinar, edição de 2021,  protocolado como ação de extensão do projeto institucional de pesquisa Design e Desenvolvimento Territorial vinculado ao Polo Morro Redondo – Cátedra UNESCO – Instituto Politécnico de Tomar – IPT (Portugal), a Universidade de Cádiz – Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação (Espanha) e ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel (Nota 5 CAPES). Sua concepção, desenvolvimento e avaliação está sob a coordenação compartilhada da equipe do Grupo de Pesquisa Memória Gráfica: Design, Tradição e Sociedade – CNPq, originado pelo Projeto de Pesquisa Memória Gráfica de Pelotas: um século de design.

Prevista para os dias 01, 02 e 03 de setembro de 2021, esta 5ª edição debruça-se sobre o contexto das crises pandêmicas e as ações emergenciais que o Design assume e opera nas novas condições de espaços, de tempo, técnicas, tecnologias e dos seus respectivos impactos nas identidades, economia, processos, agenciamentos e estéticas (cultura visual) praticadas, possibilitando avaliar seus aspecto de agenciamento e permanência: gestão e memória.

Como fomento à reflexão acerca da velocidade na qual os setores de ensino, pesquisa, extensão, incluindo as iniciativas privadas (mercado de trabalho), foram obrigados a buscarem estratégias de permanência de atuação, Designações Visuais Emergentes destina-se a identificar as tipologias e características das peças produzidas neste período de crise sanitária, compreendendo seus resultados também como artefatos de potência representativa do social na sua mais pura relação entre local – global e global – local, imaginários do novo paradigma da globalização pela revolução informacional.

Estratégia para a qualificação de pesquisas e preservação da memória visual da pandemia, Designações Visuais Emergentes impulsiona ainda à formação de público para o design comprometido com seu contexto, com a devida reflexão crítica à tradição e à sociedade do “novo normal”.

Para tanto, Designações Visuais Emergentes encontra lastro nas experiências pedagógicas do Curso de Design, UFPel, durante o ano de 2020, através da disciplina compartilhada pelo seu corpo docente intitulada Design na Pandemia, com tópicos específicos sobre os temas, a saber: Perspectivas do Design de Interação em tempos de pandemia; As múltiplas imagens na/da pandemia; Design e feminismo em tempos de crise; Design socialmente responsável (em tempos de pandemia); Educação à distância no Design em tempos de pandemia; ISOTYPE COVID-19, entre outros.

Fonte de informações acerca das práticas “das artes gráficas” em contextos de crise, a proposta compreende as especialidades do Design como verdadeiros repositórios de informações técnicas, de reconhecimento de processos de criação, produção e respectivos resultados estéticos, bem como indícios para se pensar e criar estratégias eficazes para o enfrentamento das fragilidades que a pandemia da COVID-19 impôs ao ofício do Design Gráfico e Digital.

Eixos Transversais

No contexto pandêmico da COVID-19 as relações humanas, tanto pessoais como as  mediadas pelo design gráfico, passaram a ser efetivadas a partir do isolamento social, operando-se através das interfaces computacionais. É a partir desse panorama que o evento se propõe a colocar em pauta três eixos transversais temáticos, com suas possíveis relações com o intitulado  “novo normal”, além de outras intercorrências vivenciadas ao longo da história no que se refere aos períodos de crises e pandemias.

Constituído por pesquisadores nacionais e internacionais, os eixos Des | Materialização do design,  Memória e Identidade das artes gráficas e Gestão e Tecnologias da informação, devidamente representadas por seus especialistas, debaterão os enfoques conforme as seguintes diretrizes:

   Des | Materialização do Design

Reflexões acerca da redução dos recursos físicos e humanos na criação, produção e acesso de artefatos gráficos (cultura da página impressa), das adaptações e reinvenção da área para o ambiente virtual, assim como suas respectivas relações de proximidade e distanciamento com a memória do ofício do Design e de suas diferentes especialidades.

   Memória e Identidade das Artes Gráficas

Identificação, categorização e análises de manifestações gráficas (materiais e imateriais) e de fenômenos da cultura; estratégias de preservação e divulgação que incluam os processos de criação e seus resultados estéticos gerados em contextos de crise na sociedade, tanto no cenário atual como ao longo da história.

   Gestão e Tecnologias da Informação

O “novo normal” e a reorganização do espaço e fluxo da informação, incluindo ações de inovação e as metodologias de gerenciamento participativo, compartilhado e colaborativo voltados tanto à permanência da memória e do patrimônio gráfico, como à sua divulgação.

Programação completa

A programação completa será divulgada no dia 30 de agosto, juntamente com as informações sobre os acessos às salas de webconferência, pelas quais serão transmitidas as conferências dos convidados e nas quais serão apresentadas as comunicações dos trabalhos aprovados no evento.
O evento acontecerá entre os dias 01 e 03 de setembro/21:
Manhã: Comunicações dos trabalhos
Tarde: Conferências dos convidados
Permanente: Exposição virtual dos pôsteres
Lançamentos: Livro Histográfica Pelotense II (org. Fernando Igansi, Ana Bandeira, Thaís Sehn), Histórias do Design do Rio Grande do Sul (org. Marcos Braga, Maria do Carmo Curtis) e abertura da Expográfica

Conferencistas

 

Dra. Helena de Barros

Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/ UERJ

Professora adjunta de design de comunicação na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutora em design pela mesma instituição com tese vencedora do Prêmio Capes de Tese 2019 – Arquitetura, Urbanismo e Design e 2º lugar do 32º Prêmio Museu da Casa Brasileira – Trabalhos escritos e não publicados. Designer gráfica experiente, trabalhou com impressos, projetos editoriais e de exposições na área cultural. Artista digital, produz fotomontagens com autorretratos, participando de mostras individuais e coletivas. Foi pesquisadora do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional 2018-2019.  Especializada em técnicas de impressão de imagens, trabalha com restauração digital de acervos e é consultora em identificação de técnicas de impressão históricas e contemporâneas por método microscópico. Colecionadora de impressos de época, pesquisa sobre linguagem visual, cultura material, técnicas gráficas, impressos efêmeros e memória gráfica brasileira. Dedica-se especialmente às técnicas de impressão colorida, com ênfase na cromolitografia do século XIX.

Dr. Jorge dos Reis

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Foi aprendiz compositor tipógrafo com um primeiro-oficial de tipografia da Imprensa Nacional numa antiga oficina tipográfica do Cais do Sodré. Iniciou o seu percurso projectual colaborando com o designer Robin Fior em Lisboa e com tipógrafo Alan Kitching em Londres. Estabeleceu-se em atelier próprio em 1996. A sua obra é extensa e diversa, tendo uma actividade dual enquanto projectista e artista: faz design gráfico, tipográfico; expõe desenho, pintura. Frequentou o Conservatório Nacional na classe de canto de António Wagner estudando com os compositores Jorge Peixinho e Paulo Brandão enquanto se licenciava em Design de Comunicação na FBAUL. Jorge dos Reis é Master of Arts pelo Royal College of Art em Londres, Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE, Doutorado pela Universidade de Lisboa. Actualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes UL onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Preside às Comissões de Avaliação Externa da Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e é membro dos paneis de avaliação para financiamento de projectos da Direcção Geral das Artes (DGArtes). Foi professor visitante em diversas universidades estrangeiras. Dentro de um conjunto alargado de monografias impressas que vincam o seu cânone, destacaríamos a exposição e edição Labor e Método, Oitenta e Oito Cartazes.

 

Dr. Juan Salamanca

Dr. Salamanca é pesquisador e designer de interação. Possui mais de 15 anos de experiência, tanto na indústria quanto na academia com experimentos com questões estéticas de produtos e tecnologias de informação. Sua área de atuação é uma intersecção entre design, ciências sociais e informática. Sua pesquisa investiga  as condições sociais e materiais necessárias para fomentar – ou dificultar – a cooperação e a colaboração em práticas coletivas, como o deslocamento urbano. Suas publicações recentes discutem o conceito de viscosidade social e introduzem o uso da Modelagem Baseada em Agentes (Agent-Based Modelling) como uma ferramenta para o estudo da interação social. Além disso, ele explora a análise visual de grandes conjuntos de dados para a realização de objetivos coletivos não planejados dentro de um contexto de uma cidade inteligente. Atualmente, ele é Professor Assistente (assistant professor) na School of Art + Design, na University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA).

 

Dra. Maria de Fatima Waechter Finizola

Universidade Federal de Pernambuco ⋅ Centro Acadêmico do Agreste

Fátima Finizola é Designer Gráfica formada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutora e mestre em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da mesma instituição. Professora Adjunta do Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco – Campus do Agreste e colaboradora no Laboratório de Tipografia do Agreste – LTA. Sócia fundadora da Corisco Design, onde atuou por 15 anos como designer sênior em diversas áreas do design gráfico. Autora dos livros Tipografia Vernacular Urbana e Abridores de Letras de Pernambuco, ambos pela editora Blucher. Membro da diretoria da Associação dos Designers Gráficos do Brasil – ADG Brasil – entre 2010 e 2013. Integrou o Grupo de Pesquisa PROCAD/CAPES Memória Gráfica Brasileira. Atualmente é uma das líderes dos grupos de pesquisa do CNPq Tipo-grafias: estudos sobre desenho e produção de letras e LDGraf: linguagens do design gráfico. Tem como principais áreas de interesse acadêmico: memória gráfica e design e tipografia vernacular.

Dra. Milena Radzikowska

Dra. Milena Radzikowska possui mais de 75 publicações e apresentações como co-autora  em visualização de dados (data visualization), Interação mediada por computador (HCI) e Design de Informação, incluindo o livro Visual Interface Design for Digital Cultural Heritage (Routledge Publishing, 2011) e as publicações no prelo: Design + DH e Prototyping Across the Disciplines: Designing Better Futures (Intellect Books, 2021). Ela já projetou mais de 36 ferramentas e interfaces interativas e, em 2018, ganhou o prêmio canadense de educadora de design (Design Educator of the Year Award da associação Registered Graphic Designers of Canada). Dr. Radzikowska é professora plena (Full Professor) de Design de Informação na Mount Royal University.

 

Dra. Renata Cardozo Padilha 

Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC). Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, reprodução digital, expografia, exposição virtual, comunicação museológica, acervo fotográfico, acervos digitais e memória. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Dr. Stan Ruecker

Dr. Stan Ruecker é professor de Design na University of Illinois at Urbana-Champaign. Por muitos anos ele pesquisou sobre o futuro da escrita, onde desenvolveu e testou junto com seu time dezenas de protótipos com esse fim. Atualmente, ele está explorando interfaces físicas para trabalhos conceituais complexos, como análise de textos, modelagem e design de experiências. Além disso, é o pesquisador responsável pelo Design Concepts Lab, o qual utiliza a abordagem do Design para desenvolver modelos operacionais de ideias abstratas. Por fim, Dr. Stan Ruecker já realizou inúmeras palestras internacionais e também atua como consultor para o desenvolvimento de programas de doutorado em Design.


Comunicações

Os trabalhos submetidos deverão ser enviados conforme o edital e o template (links abaixo). Os que forem aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento. Os melhores trabalhos serão selecionados para fazer parte do livro Histográfica Pelotense III. É permitida a submissão de um trabalho como primeiro autor e até 2 trabalhos como coautor (em um total de três trabalhos).

Submissões de texto: de 19 de julho a 15 de agosto de 2021 22 de agosto de 2021.

Para submeter proposta de Comunicação, os autores devem estar devidamente inscritos no evento.

Acesse o edital de submissão de texto: clique aqui

Acesse o template: clique aqui

Clique aqui  para se inscrever com texto/comunicação.

Pôsteres – infográficos

O evento propõe um novo formato de pôster para unir ainda mais à pesquisa à parte prática do design.  Os autores devem resumir a sua pesquisa ou fazer um recorte dentro dela para ser apresentado como um infográfico. A imagem deve ser autoexplicativa, unindo informações textuais e imagéticas. Os pôsteres serão exibidos virtualmente durante o evento. Para melhorar a legibilidade das informações, o conteúdo pode ser dividido em até 5 telas a serem exibidas sequencialmente. É permitido que o autor submeta a mesma pesquisa como artigo e como pôster, sendo que o artigo também será apresentado oralmente como comunicação.

Os trabalhos submetidos deverão ser enviados conforme as regras disponíveis no edital (links abaixo). Os que forem aprovados, serão  apresentados digitalmente durante o evento e serão publicados nos canais de comunicação do Memória Gráfica (site, Instagram e Facebook) além dos Anais do evento.  Os melhores trabalhos serão selecionados para fazer parte do livro Histográfica Pelotense III. É permitida a submissão de um trabalho como primeiro autor e até 2 trabalhos como coautor (em um total de três trabalhos).

Submissões de pôster: de 19 de julho a 15 de agosto de 2021 22 de agosto de 2021.

Para submeter proposta de Pôster, os autores devem estar devidamente inscritos no evento.

Acesse o edital de submissão de pôster: clique aqui

Clique aqui para se inscrever com pôster.

Ouvintes

Para participar como ouvinte do evento, sem apresentar comunicação ou pôster, é necessário fazer a inscrição para fins de certificação.

Inscrições: de 19 de julho a 29 de agosto de 2021.

Clique aqui para se inscrever como ouvinte.

Lançamento de livros

No encerramento do evento serão lançados dois livros que focam na preservação da memória do Design no Brasil:  Histográfica Pelotense II (org. Fernando Igansi, Ana Bandeira, Thaís Sehn) e Histórias do Design do Rio Grande do Sul (org. Marcos Braga, Maria do Carmo Curtis). Ambos estão disponíveis para download gratuito nos links abaixo.

Faça o download gratuito do livro Histográfica Pelotense II (org. Fernando Igansi, Ana Bandeira, Thaís Sehn) aqui.

Faça o download gratuito do livro Histórias do Design do Rio Grande do Sul (org. Marcos Braga, Maria do Carmo Curtis) aqui.

Expográfica – V SIDTS

A exposição dos pôsteres recebidos nesta edição do evento pode ser conferida nas redes sociais do “Memória Gráfica de Pelotas” e no site da “Galeria Expográfica”.

Confira em:
Faceboook MG
Instagram MG
Site da Galeria Expográfica

Organização/Comitê Científico

Profa. Dra. Ana da Rosa Bandeira (UFPel)
Profa. Dra. Chris de Azevedo Ramil (UFPel)
Profa. Dra. Helena de Araújo Neves (UFPel)
Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes (UFPel)
Prof. Dra. Nádia Miranda Leschko (UFPel)
Profa. Dra. Paula Garcia Lima (UFPel)
Profa. Dra. Thais Cristina Martino Sehn (UFPel)

Equipe técnica e de apoio

Carolina Cabreira Magalhães Falcão – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel
Jennifer Paola Pisso Concha – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel
Márcia Della Flora Cortes – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel
Priscila Chagas Oliveira – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel
Gianlucca de Mendonça Buzô – Graduando em Ciência da Computação – UFPel, Bolsista CNPq
Marilia Brandão Amaro da Silveira – Graduanda em Design Gráfico – UFPel, Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq
Raíssa Espiritu Sorregotti – Graduanda em Design Gráfico – UFPel, Bolsista de Extensão – PBA/Extensão/AC
Isabela Almeida Nogueira – Jornalista e graduanda em Design Digital – UFPel

Realização

Grupo de Pesquisa Memória Gráfica: Design, Tradição e Sociedade (Cursos de Design – CA/UFPel)
Centro de Artes/UFPel
Universidade Federal de Pelotas – UFPel

                   


Apoio

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – PPGMP / UFPel

         

Inscrições

O evento será virtual e as inscrições são gratuitas a todos os participantes.
As modalidades de participação são: apresentador de trabalho (com comunicação em sala de webconferência), apresentador de  pôster (versão digital publicada na internet e sem comunicação) e ouvinte.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Informações

E-mail: memoriagraficapelotas@gmail.com

 

Universidade Federal de Pelotas