Grupo

O Seminário Internacional, Design, Tradição e Sociedade é ação interdisciplinar do Grupo de Pesquisa Memória Gráfica, Tradição e Sociedade (CNPq), originado pelo projeto de pesquisa Memória Gráfica de Pelotas: um século de design, desenvolvido durante o período de 2009 a 2016 e, desta maneira, expressa o desejo de memória ao que se credita ser um significativo valor sócio e estético da cultura visual praticada pela indústria gráfica. Sua instância de pesquisa promove a produção científica e cultural a partir das práticas que fundamentam a formação acadêmica e a responsabilidade com o ensino aplicado à realidade social.

Vinculado ao colegiado dos Cursos de Design do Centro de Artes – Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, o Grupo envolve, desde sua origem, pesquisadores docentes, discentes e técnicos administrativos, bem como colaboradores egressos e comunidade em geral.

O Grupo de Pesquisa Memória Gráfica, Tradição e Sociedade configura-se como um grupo interdisciplinar e interinstitucional, estabelecendo vínculos de cooperação técnica, artística e cultural com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais.

Universidade Federal de Pelotas