Grupo de Estudos de Animais Selvagens implanta placas informativas sobre a fauna silvestre

Ação de extensão organizada pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de Pelotas (GEAS-UFPel), intitulada “UFPEL SELVAGEM” em parceria com a Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A. (ECOSUL) implanta placas informativas sobre a fauna silvestre nas BR-116 e BR-392. A ação envolveu alunos do curso de Medicina Veterinária da UFPel, além de fotógrafos de diversas regiões do Brasil.

A professora Raqueli França (coordenadora do grupo) reforça que ações como esta, que envolvem Educação Ambiental devem fazer parte do ensino em todos os seus níveis. As universidades públicas através de suas atribuições de ensino, pesquisa, extensão e inovação tem papel fundamental na construção da responsabilidade ambiental da população, por contribuírem com a formação da cidadania ecológica de inúmeros profissionais. Desta forma, parcerias público-privadas surgem como ferramentas para solucionar problemas da sociedade, através de projetos que comungam do mesmo propósito.

Para a escolha dos animais que estampam as placas foram utilizados dados obtidos através do relatório de acompanhamento ambiental (2018-2020) para as vias de concessão da ECOSUL, elaborado pela Empresa KA’AGUY, que estima que 507 animais são mortos por dia no sul do RS, sendo em média 185.107 indivíduos atropelados por ano. Outros fatores que pesaram para escolha foram, status de conservação e risco que esses animais trazem para os condutores de veículos. Alguns exemplos de espécies em risco de extinção no estado são o Gato-do-mato-grande, Gato-mourisco, Gato-palheiro e o Tamanduá-mirim. (Leopardus geoffroyi, Herpailurus yagouaroundi, Leopardus munoai, Tamandua tetradactyla).

As placas trazem imagens dos animais, frase informativa “ATENÇÃO REDUZA A VELOCIDADE. ESTE ANIMAL VIVE AQUI”, nome popular e científico da espécie. Ao todo serão implantadas 10 placas com dimensões de 4x2m.

Entendemos que esta ação de extensão da UFPel pode auxiliar de forma positiva para a preservação fauna gaúcha, contribuindo diretamente para a redução do número de atropelamentos no trecho e para a conscientização da população.

Publicado em 01/02/2022, na categoria Notícias.