Início do conteúdo
Apresentação

O Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas foi reconhecido pelo Decreto nº 750 de 08/08/1969, publicado no DOU em 11/08/1969, e, desde então, formou mais de 2000 Médicos Veterinários, sendo que em agosto de 2009 colou grau sua 72ª Turma de Médicos Veterinários.

O Curso tem por objetivo formar um Médico Veterinário capaz de participar do processo social dentro de uma perspectiva crítica, mediante o trabalho com os animais, seus produtos e relações, especialmente na produção de alimentos, profilaxia das doenças, saúde pública e promoção das comunidades rurais, buscando, desta forma, a melhor utilização dos recursos existentes e atuando como agente de transformação, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da região e de sua população, na sua área de atuação profissional.

Fazem parte do Curso de Medicina Veterinária 13 Departamentos didáticos pertencentes a Faculdade de Veterinária (3), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (3), ao Instituto de Física e Matemática (2), ao Instituto de Biologia (4) e ao Instituto de Química e Geociências (1). O Curso tem uma duração mínima de 10 semestres (5 anos) e máxima de 17 semestres, a partir do ano de 2006. Para a integralização curricular, a carga horária mínima é de 4320 horas e se refere a 54 disciplinas obrigatórias e ao Estágio curricular supervisionado, totalizando 216 créditos. Anualmente são realizados 02 Concursos Seletivos (Vestibular) para ingresso e oferecidas 60 vagas para cada ingresso.

O Currículo está dirigido a formação de um profissional generalista e as disciplinas estão organizadas em 3 segmentos: básico, geral e profissional, distribuídas em 9 semestres letivos, ficando o 10º para a realização do Estágio supervisionado em Medicina Veterinária. Existem disciplinas denominadas de eletivas que permitem aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos em áreas de sua preferência. O Curso funciona nos turnos da manhã e da tarde.

Coordenador atual: Profa. Fabiane Grecco (pro-tempore)

Coordenador Adjunto atual:

Secretário: Luis Claudio Pereira Paiva

Membros do Colegiado (Portaria do semestre letivo 2021/1)

Histórico de Coordenadores do Curso (lista organizada pela Profa. Carine Corcini)