Início do conteúdo
Atividade 3) Caçando Pokémons com os amigos

Nível: Ensino Fundamental 2

Conceitos a serem explorados: direção, adição e subtração de números naturais e relação de ordem.

Número de participantes: 1 monitor e 2 equipes com cinco jogadores cada, sendo um dos integrantes o atirador de sua equipe e os demais serão Pokémons.

Objetivo: obter o maior número de pontos com capturas de Pokémons da equipe adversária;

Materiais: 29,5 m de corda ou barbante para a cancha, uma bola e oito fichas que indicarão o poder de luta dos quatro jogadores que não são os atiradores e que serão os Pokémons de sua equipe. As fichas serão de duas cores. A soma total das fichas é o mesmo valor para ambas as cores, mas são distribuídas de forma diferentes.

Cenário: Será fixado um retângulo de 6 m X 3,5 m de lados, dividido ao meio, formando duas canchas de 3m x 3,5m. tendo cada cancha uma subdivisão com a região mais próxima ao centro com 1mX3,5m. Cada equipe ficará em uma parte da cancha com o seu atirador na região central, conforme a figura abaixo.

 

Figura 13

3

Como jogar? Na sua vez de jogar, o atirador da equipe deve arremessar uma bola, na direção dos Pokémons da equipe adversária, procurando atingir um deles. Todos os jogadores devem permanecer na sua região de origem. Se o atirador acertar, sua equipe continua jogando, e o poder de luta do Pokémon atingido será revertido em pontos para a equipe e Pokémon atingido é excluído do jogo. Caso nenhum Pokémon da equipe adversária tenha sido atingido, então será a vez do atirador da equipe adversária. Se o atirador acertar então ele continua a atirar. O jogo termina ao final de 10 minutos de jogo corrido. Ganha o jogo a equipe que tiver acumulado mais pontos.

Resolução da atividade: depende de cada jogada.

Este é um jogo de ação, assim as perguntas serão feitas no ínicio e no final do jogo pelo monitor. Por exemplo:

No ínicio do jogo:

  1. É possível as duas equipes conseguirem fazer a mesma pontuação?

  2. Qual equipe possui o Pokémon de maior poder de luta?

No final da partida:

  1. Qual a pontuação de cada equipe?

  2. Qual a equipe que foi vencedora?