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Atividade 1) Jogo “Pokémons no seu retângulo”

Nível: Educação Infantil e 10 ano

Conceitos a serem explorados: contagem, circunferência e retângulo

Número de participantes: 2 jogadores e 1 monitor

Objetivo: Fixado um retângulo, descobrir o(s) local(is) de melhor posicionamento do jogador no interior do retêngulo, no sentido de alcançar o maior número de Pokémons que estão dispostos no retângulo.

Materiais: fita ou outro material para delimitar um retângulo; um cordão de aproximadamente 2,13 m; giz ou outro material para marcar o chão; vários objetos que representarão os Pokémons.

Cenário: um retângulo de 2,5m por 3,5 m de lado com seis Pokémons distribuídos aleatoriamente no interior do retângulo.

Como jogar? um jogador irá se posicionar em um local do interior do retângulo. O monitor irá marcar este local e entregar ao jogador o cordão que indicará o raio de ação do jogador para caçar Pokémons. O jogador segurará então uma ponto do cordão enquanto o outro jogador irá girar o cordão em torno do primeiro, formando um círculo de centro no primeiro jogador e verá quantos Pokémons ficam no interior do mesmo. Estes serão os Pokémons que serão capturados.(pois neste jogo não estão sendo levados em consideração as bolas e o poder de defesa dos pokémons) A posição entre os jogadores será alternada. O processo se repetirá até que o jogador descubra a(s) posição(ões) em que ele deve ficar no interior do retângulo onde todos os Pokémons possam ser capturados.

Resolução da Atividade: existe pelo menos uma tal posição ótima que é o centro do retângulo, uma vez que a corta possui comprimento maior que a diagonal do mesmo.

Durante a execução da atividade, o monitor irá fazer perguntas instigadores que estimulem a matemática e a construção do pensamento geométrico tais como:

  1. No ínicio do jogo: Quantos Pokémons tem na cancha neste momento?

  2. O monitor deve mostrar a corda e dizer que, com ela, vamos marcar o alcance máximo de um jogador, dando ao segundo jogador o giz para ele marcar no chão. Daí vem a pergunta, depois de o segundo jogador marcar todos os alcances máximos: Qual a sua posição com relação ao círculo?

  3. Em relação ao círculo traçados quais serão Pokémons capturados?

  4. Uma vez que um Pokémon que você deseja está fora do círculo, o que você tem que fazer para conseguir capturá-lo? Por que?

  5. É possível alcançar qualquer Pokémon que esteja na cancha?

  6. Qual é a melhor posição para você parar no interior da retângulo para pegar o maior número de Pokémons possível com o alcance determinado por esta corda?